As flores naturais atuam como elementos transformadores na decoração. Além de deixarem o visual de cada ambiente mais bonito, também inovam as sensações dos moradores e contribuem com o bem-estar. Entretanto, para que os arranjos permaneçam saudáveis e vistosos, é importante adotar cuidados no dia a dia.
Decoração com flores naturais
Estudos científicos já comprovaram que as plantas, quando inseridas dentro de casa, liberam substâncias que estimulam as endorfinas. Estes hormônios neurotransmissores estão diretamente ligados à sensação de prazer. O Feng Shui também defende a ideia de cultivar plantas na residência, afinal, elas afastam os fluídos negativos e favorecem a circulação de energias boas.
As plantas floridas podem ser usadas para decorar diferentes espaços da casa, como sala de estar, hall de entrada, cozinha, sala de jantar, quarto e até mesmo banheiro. Mas, antes de montar um arranjo, o morador precisa conhecer as necessidades básicas da espécie e verificar se o ambiente favorece a sua sobrevivência.
Manter flores naturais frescas e bonitas na decoração não é para qualquer um. Embora algumas plantas sejam mais resistentes e compatíveis com o paisagismo no interior da casa, o morador deve reservar um tempo para cuidar da manutenção.
Na hora de comprar um arranjo, vale a pena tomar alguns cuidados para que a decoração não seja prejudicada. É recomendado dar preferência às flores fechadas e evitar aquelas que apresentam manchas nas folhas ou pétalas. Para não causar enjoos ou outras sensações ruins, vale a pena evitar as espécies de flores com perfume forte.
Saiba mais: Decoração com flores naturais para casa
Como cuidar de flores naturais em casa?
Veja a seguir alguns fatores que precisam ser levados em conta para incluir flores naturais na decoração:
Sol
Na hora de escolher uma planta para decorar a casa, opte pelas espécies de sombra, pois elas se adaptam melhor aos ambientes fechados e com pouca luz. Se a planta for de sol, então ela deve ser colocada perto da janela ou na varanda.
Água
As flores necessitam de água para sobreviver, por isso é importante se preocupar com as regas regulares. Os moradores devem tomar cuidado com o excesso de umidade, já que esta condição faz a raiz da planta apodrecer. Os cactos e algumas espécies suculentas necessitam de pouca água para sobreviver, então vale a pena prestar atenção.
Terra
Renovar ou remexer a terra ajuda a planta crescer mais saudável. O morador pode criar o hábito de fazer isso pelo menos uma vez por mês.
Adubo
Para crescer forte e vistosa, a planta necessita de nutrientes, que normalmente são extraídos do solo. É recomendado aplicar uma pequena quantidade de adubo a cada 30 dias, de preferência orgânico.
Veja também: Dicas para manter as flores bonitas e cheirosas
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.