As roupas dos anos 50 ajudam muito quem está procurando uma caracterização para uma festa a fantasia com esse tema. As pessoas também procuram conhecer as tendências de moda dessa década para incrementar o look com charmosas peças retrô.
A moda dos anos 50 consegue refletir os costumes e os hábitos de uma época. Ela teve as duas primeiras tendências lançadas em um mundo que se recuperava, aos poucos, da Segunda Guerra Mundial. No final da década, o estilo conservador da juventude já sedia espaço para o movimento ‘rebelde sem causa’ do rock in roll.
Veja também: Vestidos dos anos 50: saiba como usar
Roupas dos Anos 50
Principais características
As principais características dos vestidos lady like são discrição e detalhes delicados. Geralmente, as peças têm o comprimento de 20cm, abaixo dos joelhos. Contudo, modelos mais curtos podem ser encontrados em todas as lojas. Outro detalhe diz respeito aos decotes, que nunca são exagerados; pelo contrário, escondem bastante o busto. A maioria dos modelos de vestidos anos 50 traz a saia evasê. Sim, embora muitas peças sejam mais agarradinhas e, ainda assim, não percam a característica retrô, as saias rodadas são o detalhe principal das peças cinquentinha. Transparências também podem aparecer, porém nunca sem um forro que a torne discreta. Para finalizar, a cintura marcada completa o estilo, valorizando as medidas femininas.
Como usar vestidos lady like
Para saber como usar vestidos anos 50 não há muito segredo. Os modelos caem bem com diferentes tipos de calçados. Tudo depende do gosto de cada mulher. Se o tecido for florido ou com outras estampas, porém feito em materiais leves, como algodão, por exemplo, os vestidos podem ser usados em muitas ocasiões, principalmente diurnas. Nestes casos, vale a pena apostar em calçados mais baixos, como forma de equilibrar o look, sem chamar muito a atenção. Sapatilhas são ótimas escolhas, especialmente aquelas com a ponteira aberta. Rasteirinhas, por outro lado, podem não ficar muito legais. Prefira calçados em estilos mais clássicos. Já em ocasiões noturnas, a peça fica bem com scarpins, sandálias de saltos grossos ou finos, bem como com peep toes.
Sempre que se usar um vestido lady like, pode-se investir, sem medo, em cintos fininhos. Embora sejam vistos modelos mais grossos do acessório, o cinto fino é característico do estilo. Ele ainda ajuda a marcar a cintura e dar formas ao corpo. Inclusive, mulheres magrinhas, com poucos glúteos ou cintura podem apostar neste tipo de vestido, pois a saia evasê aumenta a região. Caso as pernas sejam muito finas, deve-se ter atenção à quantidade de tecido do vestido. A saia, neste caso, pode ser menos rodada.
Para finalizar, a dica é investir em acessórios discretos e elegantes. Nada de colocar maxi pulseira com vestido anos 50! Os penteados retrô também são uma ótima aposta, para montar um look completo.
Complete o visual: Penteados retrô: como fazer, dicas, fotos
Veja outros estilos retrô: Cuidados ao usar vestidos e saias peplum
Fotos roupas dos anos 50
Você quer se vestir como os jovens da década de 50? Então confira a seguir alguns looks inspiradores:
As fotos de roupas dos anos 50 são inspiradoras e podem ser de grande ajuda para montar os looks. No entanto, é importante conhecer quais foram as principais tendências e referências da moda ao longo da década.
Roupas femininas anos 50
Nos anos 50, as roupas femininas procuravam reforçar a ideia de que as mulheres eram mulheres. As peças eram extremamente femininas, delicadas e românticas, com suas cores suaves e estampas florais. Nessa época, a moda destacou as saias rodadas (godê, plissada ou pregada) e os vestidos com cintura marcada. Usar blusas ou conjuntos de tricô também era algo bastante comum.
Algumas personalidades foram referência de estilo e beleza nos anos 50. Grace Kelly e Audrey Hepburn, por exemplo, eram inspirações para as mais jovens, que queriam ser sensuais e elegantes ao mesmo tempo. Marilyn Monroe e Brigitte Bardot também foram ícones da época e influenciaram as tendências de moda.
Quando o rock estourou como o ritmo do momento, algumas mulheres deixaram de usar saias e passaram a apostar em peças mais modernas, como é o caso da calça cigarrete e do suéter.
Roupas masculinas anos 50
No início da década, os rapazes ainda seguiam as tendências dos anos 40, usando terno, gravata e até mesmo chapéu. No entanto, a imagem do garoto rebelde tomou conta do cinema e da música, propondo uma verdadeira transformação no guarda-roupa masculino. Instigados pela rebeldia do pós-guerra, os rapazes dos anos 50 passaram a usar calça jeans bem justa no corpo, camiseta colada e jaqueta de couro.
Os looks com roupas dos anos 50 para homens se inspiram em James Dean, que estrelou o filme “Juventude Transviada”. Outro astro que se transformou em referência de moda para os rapazes foi Marlon Brando, que na época fazia milhares de meninas suspirarem. As influências não param por aí, afinal, também temos a banda ‘The Beatles’ e Elvis Presley como grandes lançadores de tendências.
Inspire-se nas fotos roupas dos anos 50 e monte looks incríveis com as tendências de outras épocas.
Vestido de noiva com estilo anos 50
O vestido de noiva desempenha papel importante no casamento e na vida de uma mulher. Ele pode valorizar uma estética mais moderna ou retomar as tendências de outras épocas, como é o caso dos anos 50.
As noivas dos anos 50 procuravam seguir as tradições, ou seja, elas se casavam de branco e apostavam nos detalhes para deixar o look mais romântico e delicado, como é o caso das rendas e bordados.
Ao retomar um vestido de noiva que fez sucesso na metade do século passado, a mulher consegue trazer a magia do casamento antigo para a sua vida. Ela também resgata a inocência dos relacionamentos e a elegância de uma época que serve de referência para o mundo da moda até hoje.
Ao usar um vestido com ares dos anos 50, a noiva não fica impedida de incluir um toque moderno ao visual. Ela pode, por exemplo, usar um sapato colorido ou um acessório diferente no cabelo.
Características dos vestidos de noiva anos 50
Os vestidos de noiva com estilo anos 50 pertencem à categoria vintage, que também valoriza as tendências dos anos 20, 30, 40 e 60. As peças são normalmente comportadas, valorizam os detalhes românticos e deixam o look com um ar nostálgico.
A mulher que deseja incorporar o estilo vintage para subir ao altar conta com muitas opções. Confira a seguir as principais características dos vestidos de noiva com estilo anos 50:
– Os vestidos de Grace Kelly e Audrey Hephurn servem de referência;
– Vestido leve, suave e fluído;
– As composições inocentes costumam valorizar os acessórios, como luvas e chapéu casquete;
– A cintura marcada e a saia rodada remetem a um modelo de vestido que foi muito usado pela juventude dos anos 50;
– O babado é um tipo de acabamento sempre retomado pela moda vintage;
– Para valorizar o romantismo da data, os vestidos de noiva inspirados nos anos 50 apostam nos detalhes com renda;
– O vestido normalmente tem um caimento suave no corpo da noiva romântica, por isso ele é confeccionado com tecidos leves;
– O look procura preservar a inocência da noiva, portanto o decote é reto e a saia normalmente tem tule embaixo;
– Uso do bolero é muito comum para completar o look;
– A saia rodada do vestido é composta por camadas para ter volume;
– A cintura marcada pode ser realçada com uma fita ou laço;
– Vestidos longuete vestem bem as noivas mais jovens.
Fotos de vestido de noiva com estilo anos 50
Veja a seguir uma seleção de fotos de vestido de noiva com estilo anos 50 e se inspire para compor o seu look vintage de casamento:
Veja abaixo vídeo com história das roupas dos anos 50:
1 comentário
esse site é muito maneiro
gostei
curti de montão!!!