Que o cigarro causa males à saúde todos já sabemos. Mas a cada dia, novas pesquisas apontam problemas ocasionados e agravado pelo tabagismo. Um dos males mais recentes foi apontado pelo estudo do “Centro Médico do Hospital Infantil de Cincinnati”, nos Estados Unidos, que alerta que fumar na adolescência eleva o risco de se ter osteoporose, no caso das mulheres. O resultado da pesquisa foi divulgado pela publicação “Journal of Adolescent Health’.
Leia mais sobre: Fumaça do cigarro: Faz Mal A Saúde
Metodologia da pesquisa que aponta índice elevado de risco de osteoporose
Para determinar o impacto do tabagismo, ansiedade, depressão e álcool na formação óssea feminina, os estudiosos analisaram garotas com idades entre 11 e 19 anos. Além de serem examinadas clinicamente por três anos, todas tiveram de relatar seus hábitos. As pessoas que participaram da pesquisa e fumavam apresentaram uma taxa menor de densidade mineral óssea na lombar e no quadril, áreas de risco alto de fratura para mulheres mais velhas com osteoporose. Sintomas depressivos mais altos foram relacionados com menor densidade lombar. Já o consumo de álcool não teve impacto sobre os ossos.
Confira mais sobre: Fumantes: Cigarro Prejudica O Coração
O levantamento deverá ser aprofundado
Os profissionais que participaram da pesquisa ressaltam que esse dado deve ser confirmado e outras pesquisas realizadas para atribuir a osteoporose das garotas fumantes ao cigarro. Para isso, é importante fazer estudos adicionais com mais participantes de uma ampla área geográfica.
Saiba mais sobre: Entenda Como O Cigarro Prejudica O Seu Corpo
Os estudiosos ressaltam também “que a amostra atual de meninas estava abaixo das diretrizes nacionais para a ingestão de cálcio e atividade física, e, portanto, esses resultados podem não ser aplicados em jovens que atendam a esses padrões”. No entanto, fumar não faz bem à saúde de qualquer forma e o cigarro deve ser evitado, ao máximo, por qualquer pessoa.
Como prevenir a osteoporose?
A osteoporose é caracterizada pela diminuição da massa óssea e destruição da sua microarquiteura, predispondo às fraturas. Bons hábitos alimentares, atividade física e exposição saudável ao sol, são meios de prevenção da doença. Vitamina D ajuda a fortalecer os ossos e tomar 15 minutos por dia de sol faz com que os nutrientes fixem no corpo.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.