Atualmente, um assunto que tem preocupado muito as autoridades no Brasil é a gripe suína, doença que vem causando alerta à todas as pessoas, principalmente por ser contagiosa, através de tosse e espirros. Foram divulgados alguns dados esclarecedores sobre o problema e como coibir a propagação da situação.
A gripe suína está com uma velocidade incrível colocando o mundo em alerta, para o risco de uma epidemia. As mortes causadas pela doença só no México subiram para 149, e nos EUA já descobriram 58 infectados, e estes são os primeiros casos da Europa, sendo mais dois na Escócia (Grã-bretanha), e mais um na Espanha. Já está confirmado que atravessou o atlântico. Estão desconfiando que em Nova York mais de cem alunos de uma escola pegaram uma doença que provavelmente é a gripe suína, já são 28 doentes oficiais.
Os diagnósticos da gripe suína se tornaram fonte de terror.
Ela é facilmente transmitida de pessoa para pessoa, pelo espirro e tosse. A Organização Mundial de Saúde reagiu de modo inédito, estão dizendo que subiu o nível de alerta de 3 para 4 em uma escala de 1 a 6.
É a primeira vez que acontece uma situação dessa. O nível 4 indica que se a doença foi transmitida de pessoa à pessoa, existe a possibilidade de a intensidade causar epidemia a um país. Pode até ocorrer um surto global.
O Brasil também está com a visita do vírus, três pessoas, das quais duas chegaram do México e já foram internadas no Hospital das Clínicas em Belo-Horizonte MG.
O primeiro caso foi de um casal que passava sua lua-de-mel em Cancúm, no México. Com sintomas parecidos com o dá doença, foram encaminhados pela ANVISA, do aeroporto para a internação. Um homem que esteve nos EUA chegou ao hospital e foi encaminhado para o isolamento. O Ministério da Saúde está acompanhando o estado de outras oito pessoas, duas estão no Rio de Janeiro, duas no Amazonas, duas no Rio Grande do Norte, uma em São Paulo e o último no Pará, todos vieram do México.
O causador do atual surto é uma mutação, que por ser uma versão nova do vírus torna as vacinas de hoje não eficientes.
A vacina provavelmente só irá surgir daqui 5 ou 6 meses. O lado bom é que a doença, desde que com o acompanhamento nas primeiras 48 horas depois dos sintomas, pode ser contornada. O Brasil tem condições de conduzir rapidamente a droga.
Uma coisa ruim é que o período de encubação do vírus dura de sete a dez dias. Isso significa que uma pessoa infectada pode entrar em um país e transmitir a gripe antes de apresentar os primeiros sintomas.
Portanto, ficar alerta a qualquer sintoma é o melhor a fazer e, assim, quem sabe logo uma vacina pode surgir e evitar a morte das pessoas, porque pelo menos 10% dos infectados no México já morreram. Em outros países não ouve nenhum caso de óbito.
3 Comentários
Tenho uma amiga que ganhou bebe, faz uma semana,
depois de tres dias que a bebe nasceu ela foi internada
pois estava com muitas tosse e falta de ar…Ela esta internada em Coma, na UTI…a principio os medicos acharam que era trombose nos pulmão, mais agora á
suspeita de ser gripe suina, e ela ainda nao saiu do como…
sera que ela pode morrer?
Os medicos disse que seu caso é muito delicado, e ela corre risco de vida… é tão serio assim?…
Obrigada
todos que contraem a doença gripe H1N1 morre?
como surgil a gripe suina ?comer carne de porco tranmite a gripe