Nós preparamos um especial de Halloween, guia completo do Dia das Bruxas para você se inspirar e aproveitar o dia de todas as formas possíveis, incluindo festa, sessão de filmes e até dicas de fantasias. Ou seja, tudo sobre esse universo misterioso, comemorado no dia 31 de outubro, você vai encontrar aqui. Além dessas dicas, ainda vamos falar sobre receitas que você pode fazer, dar sugestões de decorações e até dicas para você organizar uma festa da halloween só sua.
Halloween, Guia completo do Dia das Bruxas
Para entender o Halloween, Guia completo do Dia das Bruxas é preciso compreender alguns fatores, entender todo o contexto histórico da data, pois tudo o que vemos neste dia, nas festas e brincadeiras tem um significado e nada é a toa, nem mesmo a super abóbora na porta de casa. Aliás, para tudo o que é feito neste dia existe algumas explicações e muitas delas você vai conhecer agora.
História do Halloween
Entender a história é fundamental e faz com que vejamos tudo o que é realizado neste dia tem de fato sentido, principalmente para quem gosta e mantêm a tradição do Halloween, o que existe pelo menos há 2.500 anos. Tudo teria começado bem antes de Cristo e continuou depois de sua passagem pelo mundo. Abaixo trazemos alguns detalhes interessantes para que você conheça um pouco mais sobre essa história, a verdade sobre essa data comemorativa que pode até assustar muitas pessoas, mas possui um grande significado.
Pouco se sabe de fato como a data surgiu, mas existem algumas razões que são apontadas por especialistas para justificar a celebração. Um dos indícios é que o dia tenha surgido ainda na idade média, como um culto celta, com objetivo de espantar os possíveis espíritos que, segundo a lenda, sairiam no último dia do verão e tomaria os corpos dos vivos. Por isso, o motivo da decoração na parte externa da casa.
Por conta desta lenda, os bruxos então preparavam toda uma decoração para espantar esses espíritos e por isso utilizavam ossos, caveiras, abóboras com uma vela dentro para dar um efeito monstruoso. Tudo era feito para despistar os mortos. Por ser uma seita, a festa pagã foi condenada e marcada como o Dia das Bruxas e quem comemorava morria queimado. Essa tradição de queimar as bruxas e seus seguidores era algo muito comum e isso durou por muitos e muitos anos e o resquício disso está no preconceito com certas religiões, como é o caso da umbanda ou do candomblé.
Agora, o que ninguém sabia, é que igreja da Europa Medieval criou, com receio que o dia delas se destacassem mais, o dia dos Finados, celebrado no dia 2 de novembro. Ambas datas seguem até hoje em calendários oficiais, como nos Estados Unidos e aqui no Brasil.
A parte mais interessante dessa história toda é que há anos as gerações repassam essas lendas e principalmente os jovens é que acabam alimentando esse ar de festejo. Aliás, no mundo inteiro o dia tem celebrações diferentes e muitas pessoas se vestem a caráter mesmo, comprando além da roupa, acessórios e até lente de contato.
Símbolos e Tradições
Por ser uma que retrata os mortos, símbolos são visíveis para todos os cantos no dia do Halloween, é por isso que vemos fantasmas, zumbis, bruxas, monstros e caveiras. São esses “personagens” que marcam a data.
Mas ao contrário da realidade, as crianças que participavam, segundo a lenda, realmente davam aos adultos a opção de escolher se ele daria doce ou se ele queria travessura – este último eles faziam de fato para quem não dava doces.
Outros símbolos também marcam o dia, mas com uma notoriedade menor, como é o caso dos zumbis, vampiros e outros personagens que foram agregados à lenda com o passar dos anos.
Comemoração diferente
Há casas nos Estados Unidos que em vez de colocar a decoração na parte externa, como abóboras ou fantasmas, optou por colocar som e música, tudo se apresentando de forma sincronizada. Claro que isso atrai também muitos turistas e a ideia parece se espalhar pelo País, pois já inúmeras casas apresentam seu show de luzes, como é conhecido essa apresentação diferente no dia do Halloween.
Além do show de luzes, músicas agitadas acompanham esse espetáculo. Ou seja, música e luzes são sincronizadas e cada estilo musical diferente é uma nova apresentação. Existem na internet vários vídeos que mostram esse show americano.
Formas de comemorar do Dia das Bruxas pelo mundo
O País que mais alimenta esta tradição é o Estados Unidos. Países como a Inglaterra até comemoram, mas a tradição fica na América latina. Cidades americanas realmente param no dia das Bruxas, ficam enfeitados até locais públicos e há grandes festas para marcar o dia da celebração.
Quem viaja, por exemplo, para os Estados Unidos nesta época encontra cidades iluminadas especialmente para a celebração, casas decoradas por fora e por dentro e, claro, diversas pessoas fantasiadas que circulam pelas ruas. Há casos de pessoas que apostam num visual bem macabro na parte de entrada da casa, agora há outros moradores que apostam em jogos de luzes com música para decorar a parte externa da residência.
Agora, se você quiser comemorar de uma forma bem mais realista e até misteriosa pode, por exemplo, optar por fazer um roteiro de viagens para conhecer os diferentes museus que falam sobre a lenda das bruxas e alguns até tratam isso como bastante veracidade.
Ir além das exposições e bonecos é possível conhecendo lugares mal-assombrados, por exemplo, a floresta Aokigahara, que fica no lado noroeste do monte Fuji, no Japão. O local está entre os que mais ocorrem suicídio no mundo e há uma lenda de que as almas ficam presas no local. Lugares neste estilo tem vários, como também é o caso do Castelo de Glamis, que fica em Angus, no leste da Escócia. São lendas assim que inspiram inclusive as fantasias que são usadas para comemorar o dia das Bruxas ou do Halloween.
Comemoração no Mundo
Apesar de tradição ser muito mais forte nos Estados Unidos, muitos outros lugares do mundo comemoram o dia 31 de outubro e muitas dessas festas acontecem em locais públicos, praças e grandes centros. A data e a festividade não agrada a todos, principalmente aos cristãos que sempre condenavam as bruxas e suas magias.
Só para você ter uma ideia, em locais onde a festa é grande, em países como as Filipinas, centenas de turistas viajam para lá para aproveitar esse encontro de dia das Bruxas. Abaixo separamos algumas fotos da comemoração do Dia das Bruxas, ou do Halloween, que aconteceu nos anos anteriores.
Modelos de fantasias de Halloween
Os modelos de fantasias para curtir o halloween variam bastante e opções não faltam. Aqui no Brasil diversos personagens ganham vida, como é o caso de vampiros ou zumbis – ainda mais com a série The Walking Dead.
O legal desta parte de fantasia de halloween é que com algumas peças você mesmo pode improvisar a sua e não precisa exatamente alugar uma roupa completa, talvez alguns acessórios e olhe lá, pois as vezes vale a pena comprar as peças.
Quem quiser, pode encontrar diversos modelos na hora de comprar todo o kit. Quem mora em São Paulo, por exemplo, pode dar um pulo na Rua 25 de Março e dar uma conferida nos valores e se encontra algo que gosta. Vale lembrar que quanto mais perto da data estamos, mais os preços de fantasias de Halloween sobem.
Algo legal que um casal pode fazer ao participar de uma celebração no dia 31 de outubro é compor um casal de personagens. Algumas sugestões podem ser encontradas inclusive na internet, como é o caso de Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mal.
Para as crianças um toque mais suave na maquiagem e na fantasia é o recomendável. A brincadeira certamente mexe com o psicológico da criança e tudo o que fazemos como adulto instiga a criança fazer também, então lembre-se de que você é um exemplo.
Dicas de fantasias para os homens
Eles também vão curtir o Dia das Bruxas em grande estilo e para que isso aconteça nós separamos aqui algumas sugestões de fantasias que é simples e fácil de fazer ou até de comprar.
Confira uma galeria de imagens especiais para você se inspirar e ficar bonito para o Dia das Bruxas:
Dicas de maquiagem para o Dia das Bruxas
A roupa conta e muito na hora de montar um look para celebrar o dia das Bruxas, porém é a maquiagem halloween é que pode dar um toque final e deixar tudo muito mais incrível. Aliás, a maquiagem as vezes é mais importante que a própria fantasia e mesmo a roupa estando simples, é o rosto que vai chamar atenção, entregar a ideia da fantasia.
Para esta data, muitas mulheres, principalmente elas, apostam em algo mais usado e quase que 3D, como é o caso de maquiagens de dia das bruxas que mostram um lado humano e outro bicho, por exemplo. Outra coisa legal a ser feita em relação à maquiagem são aqueles ferimentos falsos, com sangue falso inclusive, que dão uma realidade tremenda e isso de noite assusta qualquer um.
Maquiagem no estilo caveira está bem na moda e com poucos itens de make você consegue fazer em casa mesmo esse visual. O legal dessas caveiras é que elas têm tudo a ver com o tema do halloween e, claro, a maquiagem dá um efeito fantástico de realidade.
Para fazer essas maquiagens de halloween é preciso alguns elementos importantes, inclusive materiais de borrachas ou silicone que são vendidos pela internet mesmo. Quem conseguiu comprar pode fazer, mas se o prazo ultrapassar para a entrega na hora da compra, o jeito vai ser improvisar. E olha que essa última opção pode não ser má ideia.
Formas de decorar as unhas para o Dia das Bruxas
Essa dica foi feita para as mulheres, elas que gostam de se cuidar e procuram nesta data, assim como todo ano, arrasar, ficar linda para a festa da halloween. Além da fantasia e da maquiagem, as unhas podem ser decoradas em diferentes estilos, mas todas com um tema só: o dia das Bruxas.
As unhas para o dia das bruxas podem ser trabalhadas com cores como preta e laranja ou podem até ter desenhos específicos. Quem não quiser ir na manicure, por exemplo, para fazer alguns símbolos ou desenhos pode comprar os adesivos de unha, que aliás estão na moda, ou pode ainda comprar o tal do carimbo, que já vem com um desenho definido e com o esmalte mesmo você pode aplicar no dedo.
Abaixo separamos alguns exemplos para que você veja e se inspire para deixar suas unhas lindas para a celebração do dia das Bruxas.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.