A imagem de Nossa Senhora Aparecida, responsável por atrair milhares de devotos de todos os cantos do Brasil, se transformou em patrimônio de São Paulo. O anúncio foi feito pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat).
A Padroeira do Brasil agora é patrimônio de SP
A santa deveria ter sido tombada junto com a capela antiga em 1980, mas como ela estava no santuário nesta época, acabou sendo esquecida. Depois de anos, o Condephaat percebeu a importância de nomear a imagem como um bem histórico, religioso e arquitetônico, pois ela carrega consigo grande parte da devoção brasileira.
Nossa Senhora Aparecida tem 39 centímetros, é feita de barro e se baseia no estilo Barroco. A santa também usa uma coroa, que recebeu de presente da Princesa Isabel. Para garantir proteção, a imagem foi guardada em um compartimento, feito com vidro de seis centímetros de espessura.
Em 1978, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi destruída, mas Maria Helena Chartuni conseguiu recuperar a santa com um lindo trabalho de restauração. Desde então, a restauradora realiza vistoria para ver se a padroeira do Brasil está sendo preservada.
Além da imagem de Nossa Senhora Aparecida, o Condephaat também tombou o Seminário Missionário Bom Jesus como patrimônio. O prédio, que também está situado na cidade de Aparecida, foi construído no século XIX e tem sua arquitetura inspirada no Palácio de Versalhes.
Saiba mais: 12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida
A história de Nossa Senhora Aparecida
Em 1717, pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. O encontro da santa já foi acompanhado por um milagre, afinal, depois de pescar o corpo e a cabeça da imagem, Domingos Martins Garcia, João Alves e Filipe Pedroso conseguiram obter sucesso com a pescaria, algo que há muito tempo não acontecia nas águas do rio.
Os pescadores levaram à santa e descobriram que se tratava de Nossa Senhora da Conceição. Durante 15 anos, a santa permaneceu em um altarzinho na casa de Filipe Pedroso. Aos poucos ela foi conquistando a devoção das pessoas e muitos milagres foram designados a ela.
A quantidade de fiéis que visitava a santa diariamente era tão grande que a família de Filipe resolveu construir um oratório no Porto de Itaguaçu. Em 1745, Nossa Senhora Aparecida ganhou a sua primeira capela, situada no alto do morro dos Coqueiros. Como o número de fiéis cresceu incontrolavelmente, uma igreja maior foi construída para a santa em 1834, a atual Basílica Velha.
Nossa Senhora Aparecida foi consagrada Padroeira do Brasil em 31 de maio de 1931, em uma celebração que reuniu milhares de pessoas. Por volta de 1955, teve início a construção da Basílica Nova para comportar o grande número de romeiros.
Veja também: Os milagres de Nossa Senhora Aparecida
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.