O inchaço pode ser alerta para alguma doença, por isso é fundamental ficar de olho nos sinais dados pelo corpo. Diversos motivos podem estar associados a essa condição, desde um simples dia de calor até uma enfermidade mais séria, como é o caso da trombose.
O inchaço pode se manifestar em diversas partes do corpo, como é o caso das pernas, das mãos e do abdômen. Ele normalmente está relacionado a uma retenção de líquido, ou seja, ao acúmulo de água nas células do corpo. Quando a sensação de inchaço é recorrente, o ideal é procurar um médico para identificar a causa do problema e assim realizar o tratamento adequado.
Leia mais: Pés e mãos inchadas: o que fazer
Inchaço pode ser alerta para alguma doença
O inchaço no corpo pode estar associado a problemas simples, como alterações hormonais, calor e sobrepeso. Nesse caso, fazer repouso, aplicar compressa, fazer exercícios de baixo impacto e realizar algumas mudanças na alimentação ajudam a resolver o problema.
Nos meses de verão, é natural que as pessoas se sintam mais inchadas. Isso acontece porque o calor aumenta a retenção hídrica. No entanto, o inchaço pode ser alerta para alguma doença grave, que esteja afetando os rins, o coração ou o sistema circulatório.
Inchaço pode sinalizar trombose
Nos casos mais graves, o inchaço sinaliza a trombose venosa. Essa doença, que afeta a circulação, é resultado de coágulos que se formam no sangue e interferem no trabalho do sistema circulatório. As veias entupidas, localizadas na parte inferior do corpo, fazem com que as pernas fiquem bem inchadas e doloridas por horas.
Saiba mais: Dicas caseiras para melhorar inchaço nos joelhos
O coágulo da trombose pode se desprender, caminhar pela corrente sanguínea e atingir órgãos vitais, como é o caso do pulmão e do coração. Com isso, a pessoa sofre uma embolia e precisa ser socorrida às pressas para não morrer.
Além do edema, a trombose vem acompanhada de outros sintomas que merecem ser observados, como é o caso das dores intensas nas pernas, mudanças na cor da pele e sensação de queimação.
Existem alguns fatores que aumentam os riscos de trombose, como é o caso do consumo de pílula anticoncepcional, da obesidade, da gravidez, da idade avançada e do tabagismo.
Veja também: Trombose: o que é, risco, tratamento
O inchaço pode ser alerta para alguma doença, portanto, procure assistência médica se esse sintoma persistir. O médico dará um diagnóstico seguro e receitará o tratamento mais apropriado. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.