Inflamação da cutícula: o que fazer?

Ao retirar as cutículas, é preciso ter muito cuidado.

Todo mundo sabe que as cutículas são extremamente delicadas e sensíveis. Por isso, ao fazer as unhas, é preciso ter cuidado especial com elas. Caso isso não ocorra, elas podem inflamar e infeccionar, manifestando o quadro de dor. Para saber o que fazer diante dessa ocorrência, confira algumas dicas a respeito.

Leia também: Produtos para cuidar das cutículas – dicas.

Compreendendo a inflamação da cutícula

A inflamação da cutícula pode ser um processo agudo (momentâneo) ou crônico. Porém, independente do seu tempo de evolução, ela necessita de uma intervenção o mais rápido possível, para evitar que ocorra infecção no local, o que poderia evoluir para um quadro mais grave.

O que fazer mediante uma cutícula inflamada?

Quem já teve a cutícula inflamada, sabe o quão incomodo esse problema pode ser. Porém, mesmo apresentado uma algia importante, ele é relativamente simples. Assim, para lidar melhor com a manifestação, separamos algumas dicas.

  • De maneira alguma, mexa na cutícula;
  • Realize compressas de água quente sobre o loca inflamado;
  • Após as compressas, realize a secagem do dedo acometido com um pano seco e limpo;
  • Depois, passe sobre a inflamação uma pomada anti-inflamatória;
  • Deixe a cutícula inflamada aberta e nunca a recubra;
O uso de pomada anti-inflamatória promete ajudar

Após realizar os passos anteriormente mencionados, basta aguardar a pomada agir e esperar seu resultado. Ela contribuirá com a diminuição do inchaço na cutícula, assim como todo o processo inflamatório no local.

Quando a cutícula estiver totalmente desinflamada, você pode retirar o excesso de pele no local, mas com cuidado. Isso evitará que o processo inflamatório volte a aparecer. Vale ressaltar que, caso o processo inflamatório persista, é necessário procurar um médico especialista para avaliar o quadro, pois isso pode ser sinal de algo mais grave.

Leia também: Cutículas sensíveis – como melhorar o problema.

Como se prevenir

Melhor do que tratarmos a cutícula inflamada, é impedir que ela desenvolva esse quadro doloroso. Assim, para evitar esse processo basta realizar sua retirada de maneira adequada. O ideal é que se procure um profissional especializado na remoção das cutículas, porém, caso isso não seja possível, basta prestar muita atenção durante sua retirada e uma dose extra de cuidado.

Caso a inflamação das cutículas persista, busque a orientação médica

Leia também: Como tirar as cutículas das unhas sem machucar.

A inflamação da dessa fina membrana que recobre a base da unha pode ser um processo agudo ou crônico; no entanto, é necessário interferir, evitando sua evolução em qualquer um dos casos. É importante ressaltar que, diante de uma situação persistente de inflamação, é ideal que se procure a orientação de um médico dermatologista, que poderá avaliar possíveis complicações.

Leia também:

1 comentário

  • Gostaria de agradecer a vocês pelas dicas. Padecia há dois dias, com dores fortes, por causa de uma cutícula inflamada, não conseguia nem dormir. Antinflamatórios oráis, já não resolviam. Obrigado, agora pude dormir sossegado graças as dicas de vocês.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.