As Secretarias de Estado da Fazenda já estão fazendo a divulgação das tabelas com datas e valores do IPVA 2009.
Os propiretários de veículos usados que efetuarem o pagamento do seu IPVA em apenas uma cota no mês de janeiro de 2009, terão um desconto que varia de 2% a 5%. O imposto também podem ser parcelados, sem desconto, porém é necessario verificar a data de vencimento.
Para contabilizar o valor do IPVA é preciso pegar o valor avaliado do automóvel no estado em que reside e multiplicar pela alíquota quem está na tabela.
Por exemplo:
Valor do automóvel: R$ 20.000,00
Valor da alíquota: 2%
Cálculo: 20000 x 0,02 = R$ 400,00 (Valor que será cobrado no IPVA)
Acesse os links abaixo para saber um pouco mais sobre os valores e datas de vencimento do IPVA 2009:
- São Paulo
Fonte: Blogadão
8 Comentários
De acordo com resolução 1.353/2009 do Detran-mg, onde fixa data para regularização do licenciamento, 2009 os débtios relativo ao veiculo, seja ele usado ou emplacado este ano , deverá ser quitado, até setembro de acordo com final da placa e que a fiscalização ( agente e policial militar rodoviario), não poderá multar e nem apreender veiculo por falta de pagamentos destes tributos, pois existe em Minas Gerais uma Nota de esclarecimento dizendo: não competido fiscalizar quanto ao pagamento do débtios relativos ao veiculo
o veículo novo é emplacado em minas gerais, recebe LICENCIAMENTO 2009, e fica para pagar o IPVA e DPVAT, depois, a fiscalização poderá exigir o comprovante do pagamento do IPVA e DPVAT, sendo que o pagamento poderá ser feito pela Internet, sabendo que Minas Gerais baixou uma portaria que divulga prazo para estar em dia com estes tributos de veiculos com placa final O em setembro/2009, portaria diz que antes deste prazo a fiscalização não fiscalizará o pagamentos dos débitos do veiculo
Meu automovel é do ano de 1996, corsa ret, 4portas, qual o valor estimado para esse veiculo.
Seguro obrigatorio, uma vez que sua vigencia é de um ano, no caso de veiculo com o seguro pago ainda dentro
da vigencia, o proprietario paga o mesmo no licenciamento, mesmo que o anterior não esteja vencido,
mas havera duplicidade de pagamentos, não seria mais
justo o pagto do mesmo, no termino da vigencia do anterior, e as seguradoras no caso fariam pgto em duplicidade destes, uma vez que foram recolhidos da mesma forma.
Quero ver alguém vender seu carro pelo “valor venal” usado para cálculo do IPVA. Estou tão cansado disso que estou pensando em comprar um corcel I todo podre, com mecânica precária, sem documentação e fumando por 200 reais que sai mais barato. Se ele fundir no caminho ou me pararem eu o abandono lá e compro outro.
minas gerais
http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/impostos/ipva/files/tabelas2009.zip
Rauta Obrigado pelo alerta !
Colaboradora avisada e fonte citada 🙂
Desculpe pelo descuido.
Abs
Natasha, você COPIOU o post do Blogadão, trocou apenas algumas palavras, até os valores fictícios que escrevi, você copiou. Já estou reportando este acontecimento para o Paulo.
Cite à fonte das coisas que você escreve, seja ética.