Jardim zen: 7 ideias para criar um

Não há como negar que um jardim zen é capaz de trazer diversos benefícios para dentro da sua casa, haja vista que ele é meticulosamente pensado.

No entanto, se você não tem qualquer tipo de experiência com isso, é normal que fique na dúvida de como fazer um jardim zen.

Pensando nisso, no artigo de hoje, iremos mostrar 7 ideias para você pode criar o seu próprio jardim zen.

Pois, a decoração zen para sala de estar, jardim e outros cômodos é muito importante.

Jardim zen

Para que serve o jardim zen?

Antes de darmos algumas dicas para poder montar o seu próprio jardim, é interessante entender um pouco mais sobre qual é o propósito.

Em suma, o jardim zen detém diversos propósitos, mas a contemplação e meditação são os dois mais comuns.

O seu intuito é de projetar a essência da natureza do ambiente em que está instalado e, assim, promover paz, tranquilidade e harmonia.

Para que você entenda ainda mais, elencamos abaixo algumas das suas principais funções.

Meditação

Uma das principais finalidades do jardim zen é oferecer um lugar mais harmônico para realizar a meditação.

Afinal de contas, eles são projetados para poder oferecer uma paz interior e serenidade, algo capaz de ajudar a limpar a mente e facilitar um foco mais intenso e profundo.

Contemplação

Existem alguns jardins que são feitos para que se observe a partir de um único ponto de vista. Assim, o contemplador pode observar o jardim e fazer reflexões introspectivas a respeito da beleza da natureza.

Educação Espiritual

No budismo, jardins zen são usados para ensinar conceitos espirituais. Por exemplo, a areia ou cascalho raked pode representar água, dando a ilusão de ondas e correntes. Esse é um exercício na compreensão da impermanência da vida e da natureza ilusória da realidade.

Portanto, um jardim zen é mais do que apenas um espaço fisicamente belo, é um lugar para meditação, contemplação e aprendizado espiritual.

Como fazer um jardim zen?

Antes de qualquer coisa, é interessante que você entenda que o jardim zen, por essência, carrega a características de ser mais simples.

Por isso, a máxima que diz “menos é mais” se encaixa perfeitamente nesse contexto. Fora isso, deve-se ter em mente que o jardim zen visa promover a fluidez e liberdade de movimento.

Outra característica que deve estar bastante presente nesse tipo de jardim é a versatilidade, uma vez que ele deve caber em todos os lugares.

Isso quer dizer que você pode criar desde um jardim zen em seu quintal, utilizando todo o espaço que tem disponível, como criar uma miniatura para ficar em sua mesa de trabalho, por exemplo.

Além do mais, é interessante que você leve em consideração alguns dos principais elementos que devem estar presente no seu jardim zen, que são os seguintes:

  • Areia / Terra;
  • Pedras;
  • Plantas;
  • Água;
  • Ancinho;
  • Acessórios;
  • Iluminação;
  • Incensos.

7 ideias para criar um jardim zen

Claro, aqui estão algumas ideias para criar um jardim zen, incluindo a possibilidade de usar uma mandala com espelho:

Escolha o Local

Escolha um local tranquilo em seu jardim que seja propício à contemplação e meditação. De preferência, deve ser um lugar onde você possa se sentar e apreciar o jardim em paz.

Areia ou Cascalho

O elemento principal de um jardim zen é areia ou cascalho, que pode ser alisado ou rastelado em padrões que imitam as ondas do mar.

Pedras

As pedras são um componente importante em jardins zen. Elas podem ser dispostas de várias maneiras para representar diferentes coisas, como montanhas, ilhas ou mesmo animais.

Plantas

Embora não seja obrigatório, algumas pessoas gostam de adicionar plantas ao seu jardim zen. Bambu, musgo e outras plantas resistentes são boas escolhas.

Água

Uma pequena fonte ou lago pode ser adicionado para adicionar o elemento água. No entanto, em jardins zen tradicionais, é comum representar a água pela areia ou cascalho rastelado.

Mandala com espelho

Para um toque único, você pode criar uma mandala com espelho no seu jardim zen. A mandala pode ser feita com areia colorida, pedras, flores, ou o que mais a sua imaginação permitir.

Uma mandala com espelho no centro pode simbolizar a reflexão e introspecção que são partes fundamentais da prática zen.

Além disso, o espelho refletirá a mandala e o ambiente ao redor, criando uma sensação de espaço e infinitude.

Acessórios

Adicione acessórios como lanternas japonesas, estátuas de Buda ou sinos de vento para personalizar ainda mais o seu jardim zen.

Tenha em mente que a ideia de um jardim zen é criar um espaço de tranquilidade e paz. Portanto, escolha elementos que te trazem serenidade e alegria.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.