Jardins em pequenos espaços: como fazer

O jardim é um ambiente que, quando bem montado, é capaz de transformar o visual da residência. Ele representa a possibilidade de contato dos moradores com a natureza, além de oferecer momentos de bem-estar e tranquilidade. Interno ou externo, o jardim residencial vai necessitar de um paisagismo na medida certa.

Jardim compacto montado na sacada de um apartamento.(Foto: Divulgação)

Espaço pequeno para jardim

Na hora de montar o jardim, as pessoas costumam sentir dificuldades para lidar com áreas pequenas. O espaço limitado limita o cultivo de determinadas plantas e requer elementos compactos para não sufocar o jardim. Os hábitos de vida dos moradores também influencia na escolha das árvores, flores e folhagens que irão compor o ambiente destinado a jardinagem.

Leve em conta o espaço disponível para depois escolher as plantas do jardim. (Foto: Divulgação)

Como fazer um jardim pequeno?

Para elaborar um bom projeto paisagístico, é importante primeiramente definir se o jardim será coberto ou ao ar livre. Em casas que não possuem quintal, é recorrente a montagem de um ambiente interno chamado jardim de inverno. A falta de uma área externa espaçosa faz com que os moradores de apartamento transformem as sacadas em pequenos jardins, acolhedores e bonitos.

O jardim pequeno tem a vantagem de ser mais aconchegante e proporcionar facilidades para cuidar das plantas. No entanto, é necessário se preocupar periodicamente com a manutenção da área para que o paisagismo se mantenha conservado e composto pode elementos saudáveis.

Ao montar um pequeno jardim em casa, procure reunir no mesmo ambiente as plantas que tenham necessidades semelhantes, ou seja, dependam das mesmas condições de sobrevivência. O morador precisa adquirir o hábito de cuidar das plantas, se preocupando com as regas, adubo e iluminação.

O jardim vertical é uma boa opção para espaços pequenos.

Soluções para decorar jardins pequenos

Uma solução interessante para aproveitar espaço do jardim pequeno é o uso de vasos. Grandes, médios ou pequenos, estes recipientes tornam as plantas mais organizadas e ajudam a ornamentar a área. Apesar de todas as vantagens que estão associadas ao cultivo em vasos, é importante ter cuidado para escolher o modelo mais apropriado.

O vaso de cerâmica é uma boa opção para o cultivo, afinal, ele não interfere na respiração das plantas. Os nutrientes que permitem o desenvolvimento precisam ser fornecidos através do adubo e irrigações, levando em conta as necessidades de cada espécie. Recomenda-se que a adubação seja realizada pelo menos duas vezes por ano, mas a umidade do solo precisa ser verificada toda semana.

As plantas de pequeno e médio porte são as mais recomendadas para se cultivar em jardins com pouco espaço. Entre as opções, vale ressaltar azaléias, gardênias, murtas podadas, buxinhos bolas, íris, moréias, begônicas e lírio da paz. Além de plantas em vasos, outra solução para áreas pequenas é aproveitar as paredes através do paisagismo, como por exemplo, a montagem de um jardim vertical. Outra dica bem legal para quem busca fazer um jardim pequeno é usar vasos com plantas dentro, existe um leque em opções de plantas para serem cultivadas em vasos. Espero que tenham gostado das dicas.

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

Leia também:

1 comentário

  • amei as dicas . as fixas nas paredes ficaram ótimas.
    tangara. mt

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.