O trauma da medula espinha é uma lesão na coluna. Ela pode resultar de uma lesão feita diretamente na medula ou indiretamente de lesões provenientes de ossos, vasos e tecidos sanguíneos adjascentes. Saiba mais sobre o que é lesão medular e suas principais causas.
Lesão medular
A medula espinhal contém nervos que enviam as mensagens entre o cérebro e o corpo. A medula passa pelo pescoço e costas. Quando ocorre uma lesão na medula espinhal grave pode causar perda de movimento abaixo do local lesionado. A coluna vertebral oferece suporte estrutural para tronco e arredor, protegendo a medula espinhal.
Quando alguém sofre uma lesão na coluna vertebral, um movimento adicional pode lesionar ainda mais os nervos da medula e pode levar até a morte. Uma lesão grave pode causar perda da sensibilidade e paralisia, perda de movimento e do controle voluntário sobre os músculos do corpo.
Os danos da lesão medular também causa perda da função de reflexo abaixo do ponto da lesão, interrompendo as funções corporais como controle intestinal e da bexiga. Em caso de lesão espinhal, o atendimento médico precoce pode ajudar a reduzir os danos causados na medula.
Causas da lesão medular
- Ferimentos por faca ou bala
- Acidente de mergulho
- Trauma no rosto, pescoço, cabeça e costas
- Queda de altura
- Queda da cabeça durante uma lesão esportiva
- Choque elétrico
- Contorção extrema da região central corporal
Sintomas de lesão medular
- Cabeça em uma posição incomum
- Fraqueza
- Dormência ou formigamento que espalha em braço ou perna
- Paralisia de braços e pernas
- Dificuldade para caminhar
- Pele pálida, fria e úmida, lábios e unhas roxas ou azuladas
- Falta de agilidade
- Pescoço rígido, dor de cabeça e no pescoço
- Falta de controle na bexiga
Prevenção da lesão medular
- Use cintos de segurança
- Evite mergulhar nas piscinas, rios, lagos sem saber a profundidade da água
- Evite beber e dirigir
- Evite deter ou avançar em uma pessoa com sua cabeça
- Previna os acidentes automobilísticos
A lesão de medula pode ser causada por vários fatores internos e externos. Os traumas gerados nessa parte do corpo podem levar à perda dos movimentos corporais e deixar o individuo com várias limitações. O ideal é prevenir os acidentes que possam causar lesões da medula espinhal, já que elas podem ser irreversíveis.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.