Lista de compras de supermercado: modelos, dicas, como fazer

Ao nos depararmos com o fato de que a dispensa está ficando vazia, acabamos por improvisar um lanchinho em um dia, uma comida menos variada no outro, etc., até que uma hora é inevitável adiar a ida ao supermercado. Em nossa correria habitual já ficamos antecipadamente desanimados pelo tempo que esta atividade vai nos ocupar, portanto, dicas infalíveis para economizar tempo e dinheiro podem facilitar o seu trabalho e abastecer a sua casa com tudo o que for necessário.

Veja como:

Comece fazendo uma lista padrão de todos os produtos que  costuma comprar, mesmo aqueles eventuais e, de acordo com os departamentos, como eles ficam dispostos nos mercados. Ou seja, em alimentação liste os produtos de mercearia (arroz, feijão, óleo, farinhas, massas, etc.),  enlatados (ervilha, milho, palmito, sardinha, etc.), matinais (como achocolatados, café, pães, etc.),  hortaliças, legumes, frutas, frios,  laticínios e tudo que será de seu consumo.

A seguir faça a lista dos produtos de higiene pessoal como papel higiênico, sabonetes, shampoos, creme dental, entre outros,  e das utilidades necessárias (fósforos, papel toalha, vasilhas plásticas, pano de chão, etc) para que  não se esqueça de nenhum item de suma importância.

Como as bebidas sempre ficam dispostas no fim do supermercado, deixe-as por último, para que  possa pegá-las e, em seguida, se dirigir ao caixa.

Uma boa dica é realizar algumas cópias desta lista, sempre com seus itens de consumo  habituais. Assim, sempre que for às compras, poderá marcar com um “X” os itens que precisa adquirir.

Modelos

Muitas agendas ou cadernos já possuem o recurso “lista de compras”, para que possa elaborar e levar consigo para onde quer que vá. Ao criar uma lista, procure sempre os modelos verticais, colocando cada item em uma linha. Os modelos horizontais e separados por vírgulas criam uma grande confusão na hora das compras, fazendo com que  esqueça de itens de suma importância.

Se preferir, antes de descrever o produto que precisa, indique com um númeral a quantidade que levará do mesmo. Por exemplo “10 tomates, 2 pacotes de farinha, 1 pote de margarina, etc.”. Isso evitará com que  volte mais cedo ao supermercado para comprar algo que tenha sido esquecido.

Lista pronta, coloque-a em lugar visível para que todos da casa vejam e solicite a colaboração de cada um. Assim, sempre que um deles consumir um produto e verificar que está no fim ou acabou, já poderá deixar anotado. Além disso, antes de sair observe os estoques e acrescente o que faltou.

Importante

Lembre-se que ir com fome nunca é o indicado, pois acabamos comprando por impulso mais do que pretendíamos. Outra sugestão é sempre que possível, não levar as crianças. É difícil para elas entenderem nossos limites de compras e acabamos cedendo aos seus pedidos  e como consequência, gastamos mais. Boas compras!

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.