Neste domingo (26), foram anunciados os vencedores do Festival de Cannes 2013. Grandes produções disputaram os prêmios no evento e, em algumas categorias, os resultados foram surpreendentes.
A 66ª edição do Festival de Cannes foi realizada de 15 a 26 de maio, na França.
Saiba mais: Festival de Cannes 2012: datas, programação
Grandes momentos do Cannes 2013
O prêmio mais disputado no Cannes é a ‘Palma de Ouro’, que prestigia a escolha anual feita pelo júri. Nesta edição, o grande vencedor foi o filme “La vie d’Adele”, do diretor franco-tunisiano Abdellatif Kechiche. O longa-metragem conta a história de duas mulheres que se apaixonam e tem fortes cenas de sexo explícito.
Neste ano, a liderança do júri do Cannes ficou por conta do diretor Steven Spielberg. Ele declarou que o filme “La vie d’Adele” mereceu a Palma de Ouro, principalmente pela atuação das atrizes protagonistas e pelo trabalho de Kechiche.
“La vie d’Adele” deu muito que falar em Cannes, principalmente com o movimento conservador protestando contra o casamento gay. No entanto, o filme superou as críticas e garantiu o prêmio mais importante do festival. O filme fala sobre as descobertas sexuais de uma adolescente e o preconceito enfrentado por ela.
A Palma de Ouro é um prêmio que já foi conquistado por filmes de sucesso, como “A Árvore da Vida”, “Elephant”, “O Pianista”, entre outros.
Os prêmios de melhor interpretação do cinema ficaram com Bruce Dern, de “Nebraska” e Bérénice Bejo, de “Le Passé”. Já o prêmio de melhor diretor ficou com Amat Escalante, responsável pelo filme “Heli”.
Da mesma forma que alguns filmes surpreenderam positivamente, outros desapontaram, como é o caso do longa dinamarquês “Only God forgives”, que contou com a participação de Ryan Gosling. O filme recebeu vaias por sua violência sem sentido e preciosismo estético.
Vencedores do Cannes 2013: lista
Confira a seguir a lista com os vencedores do Cannes 2013:
Palma de Ouro: “La vie d’Adele”, de Abdellatif Kechiche.
Grand Prix: “Inside Llewyn Davis”, dos irmãos Coen.
Melhor diretor: “Heli”, de Amat Escalante.
Câmera de Ouro (Para diretores estreantes): “Ilo Ilo”, de Anthony Chen.
Melhor ator: Bruce Dern, de “Nebraska”.
Melhor atriz: Bérénice Bejo, de ‘Le passé”.
Melhor roteiro: Jia Zhangke, de “A touch of sin”.
Prêmio do júri: “Like father, like son”, de Hirokazu Kore-Eda.
Palma de Ouro de melhor curta-metragem: ‘Safe’, de Moon Byoung-Gon.
Para mais informações sobre o Festival de Cannes 2013, acesse o site oficial.
Veja também: Os filmes brasileiros que estão no Festival de Cannes
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.