Antes de mudar de cidade, as pessoas costumam considerar vários fatores, inclusive o custo de vida no município onde irá morar. Estes dados, baseados nos itens necessários para a manutenção da vida em determinada localidade, permitem que o indivíduo tenha noção se a mudança compensa financeiramente ou não.
Leia mais: Como organizar a sua vida financeira
Sobre o custo de vida
Vários comparativos são realizados para determinar o custo de vida de uma cidade, sendo os dados coletados através de pesquisas para chegar a valores mais seguros. De acordo com o IBGE, os cálculos podem ser baseados nos conjuntos de produtos e serviços consumidos pelos habitantes de uma determinada cidade.
Entre os mais de 200 itens avaliados para determinar o custo de vida, estão: alimentação, transporte, moradia, saúde, educação, roupas e entretenimento. Munido destas informações, torna-se possível realizar o cálculo que permite determinar o valor médio que se gasta numa determinada cidade para sobreviver.
Custo de Vida no Brasil
No Brasil, existem cidades com alto custo de vida, ou seja, onde as pessoas precisam ter boas condições financeiras para conseguir ter acesso aos produtos e serviços. A liderança no ranking das cidades mais caras ficou por conta de São Paulo, de acordo com o levantamento a consultoria Mercer. A capital paulista, tida como a maior cidade brasileira, ocupa a 11ª posição na lista das cidades com o custo de vida mais alto do mundo.
Veja também: Os bairros mais ricos do Brasil
Além de São Paulo, outras cidades também apresentam alto custo de vida, como é o caso do Rio de Janeiro, Manaus, Porto Alegre, Vitória e Brasília. Os municípios que exigem uma quantidade maior de dinheiro para viver bem, também são capitais de grandes estados brasileiros.
Em contrapartida, o Brasil também possui os locais com menor custo de vida, onde os habitantes têm acesso aos recursos sem passar por tantas dificuldades financeiras. Estes municípios são normalmente pequenos, com poucas oportunidades, se encontram em desenvolvimento e estão situadas no interior dos estados. O custo de vida é mais barato, sobretudo, nas cidades interioranas da região Nordeste e Centro-Oeste.
As pessoas que desejam morar numa capital com custo de vida baixo e com boas oportunidades também contam com opções, como é o caso de Goiânia. Segundo a pesquisa da consultoria Mercer, a cidade é 11% mais barata que São Paulo e apresenta o 5º menor custo de vida entre as capitais brasileiras. Salvador e Recife são os líderes do ranking das cidades mais baratas para se viver.
2 Comentários
gostaria de saber a cidade mais barata do Brasil sem demagogia.
FORTALEZA ESTA ENTRE AS OUTRO COM MENOR CUSTA DE VIDA. É UMA CIDADE COM EXCELENTE QUALIDADE .