Poucos assuntos geram tanta controvérsia e curiosidade como a maconha, talvez isso se deva ao fato de se tratar da droga ilícita que as pessoas comuns têm maior chance de conhecer ao longo da vida. Mesmo assim, muita desinformação ainda cerca a planta e seu uso.
Confira alguns mitos e verdades a respeito do assunto:
Qual a origem da planta?
A planta conhecida como Cannabis sativa parece ser originária da região próxima à Cordilheira do Himalaia, na Ásia, e é consumida desde tempos pré-históricos.
Existem países onde é possível consumi-la legalmente
Verdade. O país mais liberal com relação ao uso da maconha é a Holanda, onde é possível comprar, legalmente, pequenas quantidades para consumo pessoal. Entretanto é bom lembrar que ainda assim ninguém está autorizado a produzir e vender maconha em larga escala, até mesmo na Holanda, e, de um modo geral, a legislação mundial ainda é bastante rigorosa quanto ao assunto.
Seu uso causa dependência
Existe essa possibilidade, porém é menor do que a maioria das pessoas pensa. Estudos brasileiros apontam que, dentre todas as pessoas que experimentam maconha, 30% passará a fazer uso regular da droga enquanto que 10% se tornarão dependentes. Um índice muito próximo ao observado na dependência de álcool e, ainda assim, muito atrás do provocado pelo cigarro comum.
Usar maconha dá fome
Verdade. É chamada popularmente de “larica” e é causada pela ação da droga sobre o sistema endocanabinóide. O THC, elemento psicoativo da planta, também atua no hipotálamo, a área do cérebro responsável por regular o apetite.
A maconha serve de “escada” para drogas mais pesadas
Não existe nenhuma evidência comprovada sobre o assunto. O fato é que muitos usuários de cocaína e heroína, comumente também usam maconha, porém os estudos são insuficientes para associar o uso da erva com o despertar da curiosidade e uso de outras drogas.
Existe uma dose segura para o consumo
Mito. Os estudos estão muito no começo e ainda não é possível tirar nenhuma conclusão sobre uma dosagem segura.
A maconha mata neurônios
Mito. Ao contrário do que se pensa, estudos mostram que a maconha não só é incapaz de causar danos às células nervosas, bem como há alguns indícios de que possa impedir a morte dos neurônios, quando danificados. O que ocorre é um prejuízo da memória a curto prazo e da atenção.
Para opinar sobre um assunto, é fundamental ter conhecimento, pelo menos de nível mais bássico, do que realmente se trata. Conhecer os mitos e verdades a respeito da maconha é uma ótima forma de esclarecer várias dúvidas, além de ajudar na tomada de uma posição frente a este assunto.
2 Comentários
sou usuario da canabis algum tempo nao me trouxe nenhum boplema,mas porem fiko meio costrangido ao foto de nau ter onde comprar.tenho que comprar de pessoas ke sei ke de uma serta forma prejudica outras pessoa como por exemplo traficantes do modo que age com ah sociedade em modo geral com roubos etc.
uso nau pretendo parar.gostaria ete de faser uma pergunta!
por que quando estou com uma dor por exemplo de cabeça,passa ao fumar
Eu fumo tem uns dois anos e nunca tive nenhum sintoma de perca de memoria,mas meu esposo que consome a um pouco mais tem um pouco de dificuldade de lembrar algumas coisas passadas pode ser por causa do fumo ou pode ser ereditario…atenciosamente caroline