Medicamentos contra acidez no estômago podem provocar diarreia

Imagem: (Foto Divulgação)

O FDA (Food and Drug Administration), entidade reguladora de remédios e alimentos dos EUA, publicou uma declaração na última semana, advertindo que o uso de medicamentos considerados como inibidores de prótons, que reduzem a acidez do estômago, os quais normalmente são receitados para indivíduos com refluxo gastroesofágico, podem causar diarréia ao beneficiar o desenvolvimento de bacilos.

A entidade chegou a este arremate depois de avaliar 28 pesquisas sobre o tema – desses, 23 afirmaram que esses inibidores de prótons aumentam os riscos de diarréia. Além disso, também foi analisado balanços do seu próprio arquivo e a literatura médica sobre as decorrências do medicamento.

Os inibidores são indicados para diminuir a quantia de ácido no estômago, para tratar constantes azias e males como refluxo gastroesofágico, úlceras e inflamação no esôfago. No momento, a entidade está verificando junto aos fabricantes do produto, para que esses dados sejam adicionados nos letreiros dos medicamentos.

O FDA também está verificando o risco de diarréia ligado a bactéria em indivíduos que usam bloqueadores de receptores de H2, que também são empregados para tratar males como a aziaa, refluxo gastroesofágico e úlceras.

A declaração da entidade ainda recomenda, em casa de diarréia constante, os indivíduos não devem parar com o medicamento sem consultar um especialista. Em relação aos médicos, a declaração indica que o diagnóstico para a diarréia ligada a bactéria seja considerado em indivíduos que tomam esses medicamentos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.