Muito se discute sobre a ingestão de líquidos com sólidos. Faz bem? Mal? Os especialistas entram em constantes discussões e pesquisas. Dessas pesquisas já saíram resultados positivos e negativos. Alguns deles apontam que não é uma prática muito saudável, mas se escolher os líquidos certos é possível manter uma alimentação equilibrada, sem qualquer prejuízo. Conheça quais são as melhores bebidas para acompanhar os alimentos.
Dicas de bebidas para acompanhar os alimentos
A união de líquido mais sólido na alimentação pode gerar alguns problemas indesejados, como inchaço abdominal devido a dilatação do estômago ou ainda úlcera e gastrite. Por isso os especialistas não recomendam beber enquanto se come, mas para quem não consegue resistir, aí vão algumas dicas:
– Os refrigerantes devem ser evitados – Bebidas com gás e ricas em cafeína ou cálcio atrapalham a absorção de ferro quando ingeridas em grande quantidade. Se for um vício que está difícil de controlar, prefira ingeri-lo longe do horário das refeições. Além disso, o gás causa uma dilatação ainda maior, deixando uma sensação de não saciedade, onde o individuo come mais do que deveria.
– Prefira sucos naturais ou água – A água é uma ótima bebida para acompanhar alimentos, mas também deve ser consumida em pequena quantidade. A água nesse caso é para ajudar a suprir a sensação de sede que muitos sentem ao se alimentar. Já o suco natural deve ser realmente natural, ou seja, os industrializados como os de saquinho ou polpas concentradas não são indicados. Os sucos em pó têm uma enorme concentração de sódio e as polpas uma alta concentração de frutose (açúcar).
– Quantidade – A quantidade é uma das questões mais importantes. Independente do que você escolher para acompanhar sua alimentação, saiba dosar o quanto é ingerido. Evite passar de 200 ml por refeição. É um pouco menos que um copo de tamanho tradicional.
Já se sabe que nunca se deve ingerir bebida alcoólica com estômago vazio. No acompanhamento de alimentos, e é interessante intercalar um copo de bebida alcoólica com um de água.
Bebidas indicadas para acompanhar alimentação
Então, dê preferência aos sucos naturais e a água quando o assunto é líquido com sólido. Evite refrigerantes e demais bebidas gaseificadas. Além disso, deixe de lado os sucos industrializados por possuírem ingredientes prejudiciais a saúde. Bebida alcoólica só de vez em quando e ainda intercalada com copos de água. O suco de laranja, por exemplo, é uma ótima bebida para acompanhar alimentos, pois ajuda na absorção do ferro, principalmente o encontrado no feijão.
Ao longo do dia, beba muita água. O recomendado é no mínimo dois litros por dia. Bebidas lácteas também são indicadas nos intervalos das refeições, como iogurtes.
Leia também:
Alimentos e bebidas que não combinam
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.