Meningite C: causas, sintomas, formas de prevenção

Meningites 

A meningite é uma importante causa de mortalidade entre as crianças, principalmente menores de 2 anos. O agente causador dessa doença é uma bactéria chamada Neisseria meningitidis.

Existem vários tipos dessa bactéria, separadas em sorogrupos, dependendo da proteína que carregam em sua cápsula. Cerca de 98% das meningites são causadas por cinco principais sorogrupos, que são A, B, C, W135 e Y.

Crianças menores de dois anos são mais afetadas pela doença e também apresentam um quadro mais grave. Por isso, no Brasil, meninos e meninas de até 2 anos podem ser vacinadas contra o sorotipo C gratuitamente nos postos de saúde, sendo a 1ª dose da vacina aos 3 meses de idade, a 2ª dose aos 5 meses e o reforço entre 1 e 2 anos. O sorogrupo C é responsável por 60% dos casos da doença em nosso país.

A disseminação da infecção meningocócica ocorre por aerossóis, gotículas de saliva, ou seja, quando a pessoa entra em contato com gotículas no ar liberadas por pessoas contaminadas. Como no frio temos a tendência de ficar em locais maios fechados, ocorrem mais casos da doença.

Sinais e sintomas

Muitas crianças apresentam um quadro gripal bem antes de os sintomas da meningite aparecerem. A gripe facilita a instalação da bactéria pelas vias aéreas superiores.

Os sintomas mais frequentes da doença são forte dor de cabeça, febre alta, náuseas e vômitos, rigidez no músculo da nuca, agitação, irritabilidade, manchas vermelhas pela pele, inquietação podendo apresentar até convulsões.

A nova vacina

Devido a grande importância dessa doença, a empresa Novartis desenvolveu uma nova vacina contra as meningites. Esse novo medicamento combate 4 (A, C, W-135) dos 5 principais sorogrupos da doença. Denominada Menveo®, a vacina será aplicadas em maiores de 11 anos e adultos em uma única dose intramuscular. Porém, como a maior gravidade da doença está nos menores de dois anos, a empresa está fazendo testes para a aplicação da vacina nessa faixa etária. Em vários países a droga já está sendo utilizada desde 2010.

A vacina não está presente na rede pública de saúde, podendo ser encontrada apenas em clínicas particulares pelo preço de 170 reais.

Uma criança que não tenha tomado a vacina meningocócica C conjugada, nos postos de saúde, seria de grande valia tomá-la em uma clínica particular e, posteriormente, quando completar 11 anos, tomar a nova vacina Menveo® para se prevenir contra os três outros tipos da doença.

É importante lembrar que a vacina que temos na rede pública combate apenas o sorogrupo C, sendo que essa nova vacina consegue prevenir outros três tipos além do C.

Como prevenir

A principal forma de prevenção é a vacina, mas outras medidas também podem ser tomadas.

Como a forma de contágio é por aerossóis, é importante evitar contato com pessoas com a doença. Caso você fique próximo de alguém com o diagnostico já feito, é necessário usar máscara quando estiver perto dela, ou, ainda, fazer profilaxia com medicamento, então converse com o médico para que ele tome a devidas providências.

Outras formas de prevenir são: lave sempre as mãos; evite ficar muito próximo de pessoas gripadas; tome bastante água e se alimente bem, para melhorar seu sistema de defesa.

Na suspeita do quadro é necessário levar imediatamente a pessoa ao pronto socorro.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.