Atualmente é muito comum nos depararmos com o advento da menopausa antes dos 40 anos de idade. Suas causas geralmente estão correlacionadas com fatores que aceleram ou desequilibram as funções do organismo, tais como stress, a má alimentação, o sedentarismo, o início da manifestação de doenças psicossomáticas em suas mais diversas causas, entre muitos outros.
Para quem deseja compreender sobre como a menopausa precoce se manifesta, vale a pena entender mais sobre o que é essa doença, bem como seus sintomas e a maneira correta de como tratar o problema. Saiba mais:
O que é a menopausa preococe?
A menopausa precoce é deixar de menstruar antes do tempo. Ela ocorre com uma diminuição da produção de estrogênios, o hormônio que é responsável pela função reprodutora no organismo da mulher.
Os médicos são unanimes afirmar que essa diminuição é comum dos 45 aos 55 anos, de modo que a menopausa precoce quando ocorre, é um problema que deve ser tratado com muita atenção.
Qual a causa da menopausa precoce?
Sabe-se que sua origem é de ordem psicossomática. Isto é, se a mulher abaixa a sua imunidade com uma alimentação incorreta, sedentarismo, fatores de ordem psíquica como o stress, depressão, etc., ela ficará muito mais propensa às infecções bacterianas que dão origem à doença.
Em alguns casos é comum que a mulher antes dos 30 anos sofra com esse malefício, uma vez que a vida trabalhista, social e de relacionamentos é mais complicada e possibilita problemas de ordem psíquica em diversos níveis. No entanto, quando o organismo retoma o seu equilíbrio original e volta a produzir os hormônios normalmente, muitas vezes a mulher pode voltar a menstruar, ou até mesmo engravidar. Por isso é bom manter a sua saúde em dia para evitar a menopausa precoce.
Sintomas da menopausa
Os sintomas da menopausa precoce são iguais aos da menopausa em idade avançada, porém ocorrem com mais intensidade, uma vez que o organismo se encontra despreparado para a queda na produção hormonal. Isto é, menstruações irregulares, distúrbios psíquicos como irritabilidade, ansiedade e tristeza, sensação de calor, atrofia dos órgãos geniais, dores de cabeça, alergias de pele e nas mucosas, secura vaginal, entre outros.
Veja alguns alimentos que atenuam os sintomas da menopausa.
Suas consequências são o envelhecimento da pele, atrofia urogenital, perda de massa óssea (osteoporose), aumento de peso, além de distúrbios físicos, psicológicos e a predisposição para o aumento de riscos cardiovasculares (infarto).
Como tratar a menopausa precoce
Ao sentir os sintomas da menopausa precoce, recorra imediatamente a um médico de sua confiança. Uma vez descartadas a hipótese de gravidez, o especialista pedirá exames de análises hormonais para identificar a causa física desta manifestação.
Hoje em dia existem alguns tratamentos que auxiliam a reestabelecer a estrutura hormonal da mulher, porém, o resultado varia conforme o nível em que o malefício se encontra. Desta forma sabemos que o acompanhamento psicológico é fundamental para livrar-se da menopausa precoce e suas consequências. Portanto, adote uma nova estrutura mental e procure manter uma vida mais saudável para não agravar ainda mais o problema.
Leia mais : Dicas de como ter uma vida mais saudável.
7 Comentários
estou entrando na menopausa estou com 42 anos .
estou sofrendo mto porq tenho depressão ai piora mais ainda .
as ondas de calor ta horrivel.
estou tomando anticoncepisional continuo
queria saber se pode engravidar mesmo com anticonsepicional?
e tbm esto com os peitos mto doloridos e inchado porq sera ? é nomal?
Ola Maria A menopausa é a fase em que se encerra a capacidade reprodutiva da mulher, consequência da queda da produção dos hormônios estrógeno e progesterona e o fim da ovulação. No entanto, esses hormônios sexuais desempenham, também, papéis importantes no controle de outras funções do organismo. É por isso que muitas mulheres sofrem com sintomas desconfortáveis, como suor noturno, irritabilidade, ansiedade, insônia, cansaço e diminuição de atenção e memória. A redução dos hormônios provoca, ainda, perda da elasticidade da pele e diminuição da massa muscular, além de inibição da reabsorção óssea, aumentando o risco de osteoporose. Mas é possível reduzir os efeitos das mudanças hormonais com uma alimentação saudável, aliada a uma rotina de exercícios regulares. O Bom é Marcar uma Consulta com seu Ginecologista e ver o melhor Tratamento . Espero ter Ajudado . Obrigada
Sinto muito calor da menor pausa , ansiedade medo , tem momentos
frio e calor parece que vou desmaia quer devo fazer ?
tenho 51 anos, Quando fico mestruada, depois que passa a mestruação tenho colicas e dores. pode ser meno pausa ?
Estou com menopausa mais mim sinto muito mal e precoces mim sinto fraca sinto dor no pescosó sinto peso na cabeça sinto mau está que faço para melhora
Olá Maria,
Você precisa consultar um ginecologista para que o mesmo te ajude.
Att,
eu tenho 39 anos ja estou com sitomar da menopausa eu nao sinto vontade fazer amor com meu companheiro