As unhas devem receber o mesmo cuidado que o resto do corpo. Por isso, é preciso ficar atento a qualquer alteração em seu aspecto. Constantemente as unhas das mãos e dos pés estão expostas a ação de microorganismos, em especial, os fungos, que são os principais responsáveis por seu comprometimento, bem como de sua aparência. Para aprender a ficar livre dos constrangimentos de uma unha contaminada, separamos algumas informações a respeito da micose de unha.
Leia também: Micoses de unha – como curar.
Definição de micose de unha
A onicomicose, ou popularmente conhecida, a micose. É uma infecção ocasionada por fungos que traz como consequências, o desfiguramento das unhas. Uma vez alojados, os fungos crescem e se alimentam da queratina das unhas (proteína presente na superfície das mesmas). Com isso, acabam destruindo o aspecto e constituição das unhas.
Contraindo a infecção
De maneira geral, a infecção por fungos está relacionada a fatores externos, pois eles costumam crescer em ambientes escuros, úmidos e fechados. Assim, um local propício para seu crescimento é o uso contínuo de sapatos fechados e muito apertados, em associação com uma higiene inadequada. Vale ressaltar que frequentar locais em que outras pessoas já possuem a infecção é um ambiente favorável a sua contaminação.
Aprenda a reconhecer a micose de unha
Algumas manifestações e alterações ajudam você a desconfiar que ha presença de fungos nas unhas. São elas:
- Unha amarelada ou amarronzada;
- Aumento da espessura;
- Aumento no tamanho;
- Mau cheiro.
Diante de qualquer uma dos sinais anteriormente descritos, busque a orientação de um médico especialista.
A micose pode ser evitada – aprenda como
Citaremos alguns cuidados simples que devemos tomar para que as nossas unhas não sejam contaminadas por fungos.
- Evite andar descalço em locais públicos;
- Evite o uso de meias de tecido sintético;
- Adquira o hábito de trocar de meias diariamente;
- Evite dividir toalhas e caçados com outras pessoas;
- Evite permanecer com o mesmo sapato por um longo período;
- Coloque os sapatos para arejar sempre que possível;
- Mantenhas as unhas das mãos e dos pés sempre devidamente cortadas;
- Utilize seus próprios instrumentos ao frequentar a manicure/pedicure.
Como realizar o tratamento?
A primeira atitude a ser tomada diante das alterações anteriormente citadas é buscar a orientação de um médico dermatologista. Ele é o profissional mais indicado para tratar a micose de unha de maneira ideal e adequada. Depois de diagnosticado o problema, o medico ira indicar o uso de alguns medicamentos que deverão ser utilizados por 6 a 8 meses. É importante ressaltar que o tipo e o tempo de tratamento dependerá do grau de acometimento das unhas.
A micose de unha é um problema que tem uma grande incidência na população. Assim, após conhecer alguns sinais da sua manifestação, basta procurar a orientação de um médico especialista diante de algum deles. Com certeza a saúde das suas unhas agradecem!
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.