Cerca de 40% de toda a população sofre o malefício da caspa, os temíveis pontinhos brancos que caem sobre a roupa e deixam aquela aparência descuidada e indesejável para as pessoas. Porém, ao contrário do que se acredita comumente, existem algumas verdades e mitos sobre a caspa, as quais são muito importantes conhecermos para que possamos cuidar de nossas madeixas da forma correta. Saiba mais quais são:
Afinal das contas, o que é a caspa?
A caspa é o início de uma doença conhecida como Dermatite Seborreica que, além do couro cabeludo, é também capaz de atacar a face e o pescoço. Este malefício começa com o aumento da oleosidade em uma região, provocando coceiras e a descamação da placa superficial de gordura da derme. Os especialistas são unânimes em afirmar que não existe cura definitiva para a caspa, porém apenas formas de tratar e evitar o seu aparecimento.
Mitos e verdades sobre a caspa
Apesar de haver muitas teorias sobre o aparecimento e manifestação deste problema, veja a seguir as verdades e mentiras a respeito da caspa e cuide-se para não sofrer com os temíveis pontinhos brancos:
Dormir com os cabelos molhados favorece o surgimento da caspa.
Verdade. O couro cabeludo quando úmido e quente cria a possibilidade para a proliferação de fungos e bactérias que, além de contribuírem para o aparecimento da caspa, também favorecem a queda dos fios.
Os shampoos anticaspa combatem de forma efetiva o problema.
Mito. Os shampoos para cabelos com caspas podem auxiliar na diminuição de oleosidade, com ativos que reduzem o problema, porém é impossível acabar com ele de vez. Em alguns casos, basta apenas um tratamento para lavagem dos fios, porém em outros mais graves o uso de nutri cosméticos ou medicamentos torna-se necessário.
Não existe só um tipo de caspa.
Verdade. A caspa varia conforme o tipo de couro cabeludo em que o problema começa a surgir. No mercado já existem produtos específicos para tratar os diferentes tipos de couro cabeludo quando a descamação começa ocorrer.
Lavar os cabelos todos os dias aumenta a caspa
Mito. Lavar os cabelos todos os dias é necessário para muitas pessoas que possuem o couro cabeludo oleoso, de modo que o fato de não lavar é o que pode contribuir para o surgimento da caspa.
O stress ajuda a caspa aumentar
Verdade. A alteração hormonal que o stress produz é capaz de aumentar a gordura no couro cabeludo e em outras partes do corpo, ocasionando não só a caspa como também alergias diversas.
A caspa aparece mais no inverno
Depende. Quando a temperatura abaixa a tendência é que as pessoas evitem lavar os cabelos e ainda façam o uso de boinas e toucas de lã, o que incontestavelmente aumenta o calor e a probabilidade do surgimento dos fungos causadores deste inconveniente. Todavia, existem inúmeras formas para evitar a caspa no inverno, que consistem em dicas simples e muito fáceis de serem seguidas, como por exemplo a mudança nos hábitos alimentares e também na rotina em que a pessoa está acostumada a seguir.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.