Quais as modalidades de Empréstimo Pessoal?

O empréstimo pessoal é uma excelente opção para situações emergenciais, tendo isso em vista é importante dizer que para fazer a melhor escolha de acordo com suas necessidades, é importante conhecer todas as modalidades desse recurso. Para entender melhor, siga a leitura.

Quais os tipos de Empréstimo Pessoal?

Existem diversos tipos de empréstimo pessoal, um dos mais conhecidos é o consignado, mas há outros, como:

  • Crédito pessoal;
  • Consolidado;
  • Antecipação do 13° salário;
  • Estudantil ou universitário;
  • Crédito automotivo.

Viagens inesperadas, problemas de saúde ou qualquer outra urgência não podem esperar, e é para isso que o empréstimo serve.

Quais os tipos de Empréstimo Pessoal
Fonte/Reprodução: original

Entretanto, se faz necessário uma pesquisa antecedente, para que você saiba a diferença entre cada modalidade e a escolha a que melhor se encaixa na sua realidade.

Como funciona cada modalidade de Empréstimo Pessoal?

Agora que sabemos os tipos de empréstimo pessoal, vamos explicar como cada um funciona, e assim você terá uma ideia de qual é o melhor para você.

Como funciona cada modalidade de Empréstimo Pessoal
Fonte/Reprodução: original

Mas além disso, também é necessário você pesquisar por bancos, já que alguns têm taxas de juros mais baratas.

Crédito pessoal

O crédito pessoal é ideal para quem está com pressa, é uma alternativa melhor que o cheque especial, por ter juros menores. Esse empréstimo pessoal não exige garantia, e para ser feito basta passar por uma análise de crédito.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma opção atrativa por sua baixa taxa de juros, isso acontece porque as parcelas são abatidas diretamente na folha de pagamento. Afinal, quanto menores os riscos do banco não receber, menores os juros.

Além disso, essa modalidade de empréstimo pessoal também conta com prazos mais longos para pagamento. Porém, lembre-se sempre de garantir que o valor das parcelas não vão “pesar no seu bolso”, a ponto de comprometer sua saúde financeira.

Consolidado

O crédito consolidado é mais voltado para o pagamento de dívidas, ou seja, se você tem diversas dívidas em um único banco, você pode solicitar o crédito consolidado e passar a ter uma única dívida.

Antecipação do 13° salário

O banco que você recebe seu salário geralmente oferece a possibilidade de adiantar seu 13°, apesar de muitas pessoas não notarem, esse adiantamento também se trata de um empréstimo pessoal. Posteriormente o valor é abatido, quando o 13° cair na conta.

Crédito estudantil e universitário

Essa modalidade é destinada para estudantes de nível superior que não podem arcar com o pagamento das mensalidades. Existem diversas empresas que trabalham com esse tipo de financiamento, o Governo também oferece esse crédito através do FIES.

Crédito automotivo

Para conseguir ter um veículo de forma mais rápida, muitas pessoas precisam recorrer ao empréstimo. Isso acontece pelo valor elevado principalmente dos mais novos. Por isso o crédito automotivo é uma opção tão popular. É interessante que haja um valor de entrada, para que os juros das parcelas seguintes sejam menores.

Qual a taxa de juros do Empréstimo Pessoal?

Confira a seguir as principais taxas de juros de cada modalidade apresentada ao longo do texto.

Crédito pessoalem média 119,5%
Empréstimo consignadovaria entre 20% e 35% ao ano
Consolidadovaria muito, de acordo com cada instituição
Antecipação do 13° saláriovaria entre 1,99% a 4,83% ao mês
Crédito estudantil6,5% ao ano
Crédito automotivovaria entre 15,30% a 19,63% ao ano nos principais bancos do Brasil

Ficar de olho na taxa de juros é importante para evitar problemas no futuro.

Como solicitar Empréstimo Pessoal?

Após a pesquisa e escolha do empréstimo pessoal que mais se encaixa no seu perfil e necessidades basta solicitar seu no banco o qual você tem conta ou em outra instituição bancária que ofereça taxas menores.

Onde?

Para solicitar seu empréstimo pessoal, é só se dirigir a instituição financeira que mais se adeque a suas expectativas, também existem muitas que oferecem esse serviço de forma online, tornando o processo ainda mais simples e prático.

Com a leitura deste conteúdo, você pode fazer uso do empréstimo pessoal de forma mais assertiva e consciente, tendo em vista que o empréstimo pessoal quando feito com responsabilidade tem potencial para resolver problemas e realizar sonhos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.