Os modelos de notificação extrajudicial servem de exemplo para as pessoas que precisam fazer um documento notificando alguma situação inadequada. Eles são de grande ajuda para dar andamento em processos judiciais e podem até servir de prova no tribunal.
Para que serve a notificação extrajudicial? Qual a sua finalidade? Existe um modelo padrão a ser seguido? Continue lendo a matéria para esclarecer essas e muitas outras dúvidas a respeito do documento.
Modelos de Notificação Extrajudicial
A notificação extrajudicial é uma ferramenta utilizada por muitos advogados, com o objetivo de advertir sobre um problema sem a formalidade judicial. O documento espera encontrar uma forma amigável e conciliatória entre as partes, sem a necessidade de levar a questão aos tribunais.
O uso da notificação é um meio eficiente de deixar a empresa ou responsável a par do da ação extrajudicial que está sendo movida. Ou seja, se a pessoa for chamada para uma audiência com o juiz, ela não tem como dizer que desconhecia a proposta de um acordo amigável.
É possível comprovar a entrega da notificação extrajudicial, pois ela é entregue aos destinatários ou representantes legais. A comprovação do recebimento acontece através de uma assinatura, coletada pelo escrevente notificador.
Há muitas vantagens de se trabalhar com notificação extrajudicial, pois o custo da ação é bem mais em conta e o destinatário é notificado de maneira mais rápida. Vale lembrar que são feitas até três tentativas de entrega do documento, sendo todas registradas.
Veja também: Modelo de Recibo Pronto: Aluguel, Prestação de Serviço, Impressão
Como fazer uma notificação extrajudicial?
O texto da notificação deve começar com os dados do destinatário. No segundo parágrafo, é preciso apresentar a situação problemática. O terceiro pode ser montado considerando alguma lei que comprove a ilegalidade. Finalize o documento com uma proposta de acordo e com o alerta de que medidas judiciais cabíveis serão tomadas.
Se você ainda tem dúvidas sobre como montar o documento, então confira alguns modelos de notificação extrajudicial:
Modelo de notificação 1
À
Sr(a). (nome do destinatário)
(nome do notificante), localizado à (endereço), na cidade de (informar), vem por meio desta, informar que constam em nossos registros débitos em aberto, referentes à Nota Fiscal nº, parcelas X, Y e Z, no valor total de R$ (xxx) (valor por extenso).
Com o intuito de obter uma solução amigável para o problema, solicitamos a vossa senhoria que compareça à sede de nossa empresa.
Caso o referido débito já tenha sido quitado ao tempo do recebimento desta, favor desconsiderar essa notificação.
Certos de que seremos prontamente atendidos, desde já agradecemos pela compreensão.
Sem mais para o momento,
(localidade), (dia) de (mês) de (ano).
(Assinatura)
(nome do emitente)
(cargo)
Modelo de notificação 2
(nome da pessoa que é notificada)
CNPJ (se pessoa jurídica – desejável)
RG e CPF (se pessoa física – desejável)
Endereço:
Cidade: UF:
CEP:
Por meio desta eu, (nome do notificante: aquele que notifica alguém a fazer ou deixar de fazer alguma coisa), RG nº ………………, CPF nº ……………….., notifico-o a cumprir o contrato de prestação de serviços técnicos profissionais de arquitetura e design de interiores, assim como seus aditivos e efeitos, nos seguintes termos:
1. execução dos serviços faltantes, contratados e descritos no relatório anexo;
2. reparação dos danos causados aos imóveis vizinhos, conforme orçamentos anexos, em decorrência da feitura da obra contratada;
Observo que, não cumpridos os termos, conforme contratado, no prazo de quarenta e cinco dias, serão tomadas as medidas judiciais cabíveis.
(data)
(nome e assinatura do notificante)
Para que serve a notificação extrajudicial?
A notificação pode ser usada em inúmeros casos. Em geral, ela representa uma boa forma de contato inicial para provar, propor acordos, defender interesses, responsabilizar e solicitar o cumprimento de obrigações. Confira a seguir algumas situações em que o documento pode ser de grande ajuda:
• Comunicar o prazo de despejo do imóvel em caso de não pagamento dos aluguéis atrasados.
• Contatar o devedor de um financiamento para fazer uma negociação da dívida.
• Entrega das duplicatas de prestação de serviços para instruir protesto.
• Advertência sobre excesso de barulho na casa.
• Cobrar o cumprimento de contratos.
Inspire-se nos Modelos de Notificação Extrajudicial e faça o seu próprio documento para advertir uma pessoa física ou empresa.
1 comentário
muito bom este modelo e ótimo