A morte súbita acontece quando o bebê para de respirar e seu coraçãozinho para de bater subitamente, sem motivos evidentes. Mesmo após uma investigação detalhada, não é possível descobrir a razão. Saiba mais sobre as causas da morte súbita e veja como evitar.
O que é morte súbita
A síndrome da morte súbita infantil não é uma doença específica. Trata-se de um diagnostico feito por especialistas quando um bebê que aparenta ser saudável morre sem explicação. Quando os médicos fazem a autópsia, não conseguem explicar as causas da morte, sendo chamada de morte súbita.
A síndrome ainda é um mistério para os médicos. Essa condição é menos comum no Brasil, apesar de existir a possibilidade de que muitos casos não sejam registrados. Nos Estados Unidos, cerca de 2.500 bebês morrem por ano com características da síndrome. A maior parte das mortes ocorre durante o sono, à noite, em creches, berçários e escolinhas.
Na década de 90, campanhas para combater esse tipo de ocorrência passaram a orientar as mães a nunca colocar os bebês para dormir de bruços. Desde então, a incidência de morte diminuiu muito.
Veja também cuidados com o sono do recém nascido
Causa da morte súbita
Ninguém sabe explicar exatamente por que ocorrem as mortes súbitas. Porém, especialistas acreditam que sejam vários fatores que influenciam o desenvolvimento do problema. Alguns investigam a hipótese de que essas crianças possuam problemas no cérebro, na região que controla a respiração e o despertar, e que por isso tem mais dificuldades ao reagir no caso de algo atrapalhar na respiração, como cobertas tampando o rosto.
Como evitar a morte súbita
1. Coloque o bebê para dormir de barriga para cima: este é o ponto mais importante. Antigamente era recomendado que as mães colocassem os bebês para dormir de lado, para que não corressem o risco de engasgar ou vomitar e aspirar o vômito. Hoje a sociedade Brasileira de pediatria recomenda que as crianças pequenas duram de barriga para cima, pois, segundo estudos, a incidência de mortes súbitas nessa posição é menor.
2. Não abuse de cobertas: tenha cuidado com cobertores e mamas. O mais seguro é não usa-los, pelo menos até os 6 meses de idade. Se estiver muito frio e houver necessidade, deixe abaixo da altura das axilas.
3. Use colchão firme: o colchão deve ser firme somente com lençol por cima. Colchões e superfícies moles não são ideais para o bebê dormir.
4. Não fume perto do bebê: a morte súbita é mais comum em bebês de mães que fumam ou em crianças expostas ao cigarro, seja na gravidez ou após esse período. Estudos mostraram que até 40% dos casos podem estar relacionados ao cigarro.
5. Não agasalhe demais o bebê: o excesso de agasalhos e o superaquecimento do bebê levam à morte súbita. Coloque a mão na barriga do pequeno ou no pescoço para ver se está quentinho. Se estiver, tire um pouco das roupas.
Veja também morte súbita infantil, como prevenir
As causas da morte súbita ainda são desconhecidas. É preciso ter cuidados redobrados com a criança durante o sono para evitar que esse problema aconteça. Evite cobertas, excesso de roupas e coloque a criança para dormir de barriga para cima.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.