Em Salve Jorge a protagonista foi vítima de uma quadrilha de tráfego de pessoas. O crime, que não é muito divulgado, é fruto de uma grandiosa rede, que envolve pessoas poderosas, muitas vezes acima de qualquer suspeitas.
Mesmo com baixos índices de audiência e muitas críticas por falta de continuidade, Salve Jorge, escrito por Glória Perez, conseguiu fazer uma campanha contra o trafego de pessoas e alertas que esse tipo de crime é mais comum do que muitos pensam.
Novelas e campanhas sociais
No Brasil, novelas como a de Glória Perez são muito comuns, e acabam incluindo em sua trama campanhas sociais. Nos últimos anos, tratamento contra alcoolismo, ciúmes excessivo, doação de órgãos e Síndrome de Down foram abordados em novelas. Até bandeiras idealistas são levantadas, como acontece em Amor à Vida, onde o preconceito contra um personagem homossexual choca, mas mostra uma realidade muito evidente em milhares de famílias do país.
O começo do marketing social em novelas nacionais
Alguns acreditam que na década de 90 é que campanhas sociais em novelas ficaram mais comuns, mas já era possível perceber iniciativas assim sociais há muito tempo. “Merchandising social existe desde o início da década de 1970. ‘Verão Vermelho’, em 1970, já tratava da questão da reforma agrária. ‘Meu Pedacinho de Chão’, analfabetismo e questões do homem do campo”, explica Nilson Xavier (@teledramaturgia), autor do livro Almanaque da Telenovela Brasileira.
Em 1990 “Laços de Família”, incluiu em sua trama uma campanha por doação de medula. Uma de suas protagonista é vítima de leucemia e sua mãe acaba engravidando para que o bebê possa ser usado no tratamento da filha doente. A cena de Carolina Dieckmann raspando a cabeça para que sua personagem com leucemia mostrasse para o Brasil o drama de uma pessoa com a doença foi chocante. O resultado dessa novela foi um aumento nas doações de medulas ósseas no país.
Debater temas polêmicos e fazer grandes campanhas sociais misturando a realidade com a ficção é uma característica de novelas brasileiras. Veja a seguir uma lista de novelas que tiveram em seu enredo uma campanha social:
“Explode Coração” (1995) – Desaparecimento de pessoas
“O Rei do Gado” (1996) – Discussões sobre Reforma Agrária e MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra);
“O Clone” (2002) – Vício em narcóticos
“Páginas da Vida” (2006) – Síndrome de Down e Alcoolismo
“Caminho das Índias” (2009) – Esquizofrenia e Psicopatia
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.