O que é a FGV conhecimentos? O temor dos concurseiros!

Os concurseiros de plantão já estão bem familiarizados com a FGV conhecimentos, afinal de contas, muitos certames passam por essa banca devido ao seu alto grau de competência.

Como a banca atua no Brasil há bastante tempo, é lógico pensar que uma imagem já foi criada pelos concurseiros. A fim de desfazer alguns boatos sobre a banca, foi feito esse compilado de informações essenciais para que você tenha total consciência de como a FGV conhecimentos funciona.

O que é a FGV conhecimentos e quando surgiu?

Inicialmente, vamos explicar sobre a FGV conhecimentos. Ela é uma banca organizadora muito conhecida no Brasil pelo seu alto nível de qualidade e competência na elaboração das avaliações.

O que é a FGV conhecimentos e quando surgiu
Fonte/Reprodução: original

Surgiu em 20 de dezembro de 1944 com a ideia de preparar profissionais para as áreas de administração do país, tanto pública como privada. O objetivo permanece o mesmo ainda nos tempos atuais com as devidas adaptações.

Qual a experiência de atuação da FGV conhecimentos?

Como já dissemos, a FGV conhecimentos atua há muito tempo no país, cerca de dez anos. Ela já esteve presente nos mais variados tipos de prova como OAB, áreas tribunais, jurídicas, fiscais e administrativas. Por causa dessa ampla variedade, as provas tendem a adquirir diferentes padrões, como iremos conferir mais adiante.

Consórcios que participa

A FGV conhecimentos tem participação constante em exames de certificação nacionais. Como principal exemplo temos o ENEM, que mantém parceria com a banca desde 2017. Ela é a grande responsável pelo projeto redações presente no exame

Outro exame importante que tem participação da banca é o ENCCEJA, entre 2017 e 2019 e que, igualmente ao ENEM, tem colaboração da FGV no projeto redações.

Área de avaliação e estudos

Se tem uma coisa que a FGV conhecimentos costuma fazer independente do tipo de prova é caçar por temas atuais para basear as questões. Por isso, o candidato deve se preparar com um repertório atualizado das questões que envolvem o país.

Outro ponto muito importante para uma boa realização da prova é o entendimento da banca. Procurar por relatos de concurseiros veteranos é essencial para que não haja surpresas desagradáveis durante a realização da prova.

Porque dizem que concurseiros temem a FGV conhecimentos?

O temor dos concurseiros ao ver que a banca será a FGV conhecimentos se dá principalmente pela capacidade das provas se adaptarem ao que cada órgão pede. Essa característica faz com que a prova fique imprevisível, o que assusta parte dos candidatos.

Porque dizem que concurseiros temem a FGV conhecimentos
Fonte/Reprodução: original

Vamos pegar um exemplo de questões que envolvem as ciências exatas como a matemática. Ela costuma cobrar conceitos bem específicos, a exemplo da geometria, análise combinatória e outros conceitos essenciais. Se pegássemos uma prova da OAB, as questões teriam um teor completamente diferente por causa da mudança de área.

Como são elaboradas as provas e níveis de dificuldade

Apesar de ser temida, a FGV conhecimentos não faz uso de questões difíceis. A ideia principal da banca é testar se o candidato consegue fazer amplo uso de conceitos básicos a fim de formar profissionais competentes. O que dificulta mesmo é a imprevisibilidade, coisa bastante comentada pelos concurseiros.

Bancas e cobranças

Assim como a maioria das bancas, o grande segredo para o candidato não ter problemas com a FGV conhecimentos é realizar uma leitura atenta do edital. Entretanto, existem algumas coisas que são essenciais e sempre se repetem quando essa banca está presente, que são:

  • Cobrar um bom conhecimento matemático do candidato;
  • Exigência de um bom grau linguístico para resolução da questão;
  • Conhecimento da língua inglesa;
  • Boa escrita para realização da redação;
  • Realização de provas anteriores.

A partir desses pilares, o candidato é capaz de realizar qualquer prova proposta pela banca em questão. Claro, leve sempre em conta o tipo de prova que você fará, pois, como veremos adiante, esse é o motivo de muitos temerem essa banca organizadora.

Espera-se que você tenha maior conhecimento sobre a FGV conhecimentos e saiba como as suas provas são baseadas. Compartilhe para fins de divulgação do conteúdo e sempre que precisar de boas informações retorne a este site.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.