O que é auditoria externa?

A auditoria externa serve para assegurar que a gestão da empresa em âmbitos financeiros está em ordem, analisando todos os dados, vendo possíveis erros e assim, você consegue  manter a sua empresa saudável.

Esse tipo de serviço é realizado por um auditor que analisa minuciosamente todas as informações acerca de rendimentos, investimentos, receitas, pagamentos, e despesas de um determinado período a fim de se certificar que tudo está de acordo.

Mas como essa análise é realizada? Quais as diferenças de uma auditoria interna e externa? Quais os benefícios desse tipo de serviço para uma empresa?  Confira tudo o que precisa saber sobre auditoria externa neste texto.

O que é auditoria externa?

Como já dito, a auditoria externa é uma análise detalhada de todas as informações relacionadas a contabilidade e movimentações feitas em uma empresa a fim de verificar se todos os relatórios, movimentações financeiras e resultados estão seguindo as diretrizes contábeis.

O que auditoria externa
Fonte/Reprodução: original

Ao final, um relatório com tudo o que foi analisado e o resultado dessa análise é entregue ao responsável. A fim de promover maior controle desses resultados e reforça a confiabilidade das informações da empresa junto com o departamento.

Qual é a importância da auditoria externa?

Uma auditoria externa consegue assegurar que todas as práticas contábeis estão dentro da normalidade, além de legitimar toda a documentação contábil. Proporcionando o aumento da confiança da empresa junto a seu público, com a comprovação dos documentos de contabilidade e melhorar a gestão da empresa.

O processo de auditoria também auxilia a potencializar a veracidade da empresa além de ajudar no planejamento e estratégias da empresa.

Como a auditoria externa funciona?

O primeiro passo da auditoria é o auditor, a pessoa responsável por realizar as análises verificar a fundo qual é tipo do negócio. Além de analisar como é realizado o controle interno da empresa.

É de acordo com esse primeiro parecer que ele vai começar a verificar quais normas de contabilidade são compatíveis com a empresa que está auditando.

A análise do auditor é feita detalhadamente com o objetivo de encontrar possíveis erros e solicitar junto a empresa a correção. Ao final de seu trabalho ele monta um relatório com o resultado de sua análise, que contará com o que foi localizado depois dessa análise minuciosa.

Qual a diferença de auditoria externa e a auditoria interna?

Enquanto na auditoria externa temos um auditor que vai realizar uma análise detalhada para saber se a empresa está em dia com suas informações e normas de contabilidade, a auditoria interna é feita junto com os colaboradores da empresa, que sugerem melhorias em suas condições de trabalho e processos junto ao auditor.

Qual a diferença de auditoria externa e a auditoria interna
Fonte/Reprodução: original

Este auditor recolhe depoimentos de todos os colaboradores, que expõem a ele o que desejam de melhoria em seus setores, melhores salários, e outras questões relacionadas à empresa que são levadas por meio de um relatório aos responsáveis que aplicam ou reprovam as solicitações.

Quais são os objetivos de uma auditoria externa?

A auditoria externa tem como objetivo fazer com que a empresa auditada tenha sua segurança financeira e a veracidade de suas informações contábeis em dia e dentro das normas.

Além disso, a auditoria externa tem como função ter novos investimentos, cumprir as normas de legislação, assegurar a confiança de acionistas e investidores do negócio, e realizar a validação dos registros contábeis.

Realizar uma auditoria externa é importante para manter a saúde de seu negócio em dia, o que estabelece os laços de credibilidade junto aos seus investidores. Além de garantir a transparência perante os funcionários e clientes, mantendo a empresa equilibrada.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.