O que é o CPF e qual sua versão digital?

Apesar de ser um documento obrigatório para os cidadãos brasileiro é comum a algumas pessoas nem saber o que é o CPF. Talvez por falta de acesso à informação ou apenas por não se questionarem sobre a função dele, muitas pessoas solicitam apenas porque precisaram ou em algum momento da vida, mas não compreendem a importância desse documento no dia a dia.

Mas, você não precisa continuar com essa dúvida. Confira neste artigo O que é o CPF, para que serve e como ter a versão digital.

O que é o CPF?

Um documento também conhecido por cadastro de pessoa física. É um documento que todo cidadão deve ter. Ele já teve sua versão em formato de cartão e agora costuma ser impresso em papel, ou inserido direto na carteira de identidade.

O que é o CPF
Fonte/Reprodução: original

No caso dos nascidos nos últimos anos, de 2015 até a presente data, pode ser ainda mais difícil saber o que é o CPF, já que essa inscrição já é feita no momento do registro de nascimento, ficando impressa na certidão.

Para que serve o CPF e quando tirar?

Agora que já sabemos o que é o CPF, vamos entender para que serve.

Este é um documento oficial, emitido pela Receita Federal para distinguir e identificar os cidadãos. Possui 11 números, e só pode ser alterado se for decidido judicialmente. Ele serve para identificar cada cidadão e só com ele se pode abrir conta bancária, se matricular em uma faculdade, fazer compras em uma loja com o cartão de crédito e muito mais.

Não existe idade mínima para solicitar esse documento, que agora já é emitido junto da certidão de nascimento, mas apenas maiores de 16 anos de idade poderão realizar o processo sem precisar de um responsável, em caso de nascidos antes de 2015.

Para os maiores de 18 anos, o documento necessário para a emissão do CPF é o RG. E para menores de 18 anos, RG do responsável e a certidão de nascimento (ou RG). Com essa documentação em mãos, se dirija aos Correios, Caixa Econômica ou Banco do Brasil para solicitar a emissão do seu.

Lembre-se de fazer o CPF de seus filhos, caso ele ou ela já possua 12 anos e você esteja incluindo as despesas dele em seu imposto de renda.

Há taxa de pagamento para o primeiro CPF?

Além da dúvida sobre o que é o CPF, outra é sobre o custo para emiti-lo. A taxa costuma ser no máximo de 7 reais. Mas esse mesmo processo pode ser realizado de forma gratuita e online. Porém, só pode ser emitido para um cidadão de até 25 anos que esteja regular.

O que é o CPF Digital e para que serve?

Com tanta acessibilidade provida pelo mundo online, agora está disponível a versão digital da maior parte dos documentos. Se você não imagina o que é o CPF digital, irá descobrir agora. Se trata de um aplicativo que permite acessar o cadastro de pessoa física por meio de seu celular.

O que é o CPF Digital e para que serve
Fonte/Reprodução: original

Esse serviço foi disponibilizado no ano de 2020, porém apenas portadores do CNH podem utilizar o aplicativo. Pois, requer a verificação por meio de biometria. Essa versão digital é perfeita para você que tem dificuldade para gravar números, costuma esquecer os documentos ou a carteira em casa.

Como funciona?

Entendemos o que é o CPF digital, mas como utilizamos? Para obter essa versão digital, é preciso baixar o aplicativo CPF digital. Confira o tópico abaixo, para saber como realizar o passo a passo.

Como baixar?

Vá até o local onde costuma baixar aplicativos, para Android é o Play Store e para IOS o App Store. Pesquise por CPF digital e clique para baixar. Após o término do download, abra-o e preencha os campos em branco com os dígitos de seu CPF e a data de seu nascimento.

Avance e concorde com os termos e condições. Logo depois, você precisa tirar uma selfie e criar um código PIN de segurança com quatro dígitos. E pronto, seu documento será exibido na tela de seu smartphone.

Agora todos os mistérios sobre O que é o CPF e mesmo O que é o CPF digital já foram solucionados. Siga todas as etapas indicadas anteriormente e consiga acessar o seu CPF a qualquer momento!

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.