O que é o FGTS extraordinário e como funciona?

O saque do FGTS extraordinário é a nova modalidade para os trabalhadores que desejam retirar uma parte do seu Fundo de Garantia por tempo de serviço em 2022. Veja como ele funciona e quem tem direito a ele.

O que é o FGTS extraordinário?

Ao contrário do saque aniversário, o FGTS extraordinário é um saque único de até R$ 1.000,00 por CPF, ou seja, mesmo que tenha um saldo maior em suas contas, só será possível sacar até o valor limite. O saque extraordinário não interfere em outras modalidades de saque a não ser que sua conta seja zerada com ele.

O que é o FGTS extraordinário
Fonte/Reprodução: original

Caso o trabalhador possua mais de uma conta FGTS, o saque se inicia pelas contas em que o contrato de trabalho já tenha sido encerrado e que tenha o menor saldo. Se o saldo na conta do FGTS for garantia de empréstimo do saque aniversário, ele será bloqueado e o trabalhador não terá direito ao saque do FGTS extraordinário.

Como consultar saldo disponível para saque extraordinário?

O saldo disponível para o saque do FGTS extraordinário e a data da disponibilização pode ser consultado no aplicativo do FGTS de forma gratuita, ele está disponível para dispositivos Android e IOS e você só precisa fazer o login com seu CPF e senha.

Quem pode solicitar o FGTS extraordinário?

Todo trabalhador que tenha saldo em suas contas ativas e inativas até a data da liberação do benefício.

Onde está depositado o FGTS extraordinário?

O FGTS é vinculado à Caixa Econômica Federal e por esse motivo, o saque do FGTS extraordinário é depositado automaticamente na sua conta poupança digital e você pode movimentá-la através do aplicativo CAIXA TEM.

Onde está depositado o FGTS extraordinário
Fonte/Reprodução: original

O aplicativo CAIXA TEM também está disponível para dispositivos Android e iOS, nele você pode transferir seu dinheiro para outra conta que seja titular, pagar contas, usar o cartão de débito virtual para fazer compras, pagar com QR code em maquininhas e também fazer Pix. O saque em espécie pode ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal e lotéricas.

Até quando pode ser solicitado o FGTS extraordinário?

Você não precisa fazer nenhuma solicitação para receber o FGTS extraordinário, pois ele é automático mas, a liberação dos valores funciona de forma similar aos outros saques, através de um calendário.

Calendário de pagamento

A última demanda de liberação do FGTS extraordinário se encerrou no dia 16 de Junho para os nascidos em dezembro, então caso já tenha passado a data do seu mês, verifique o saldo no seu aplicativo CAIXA TEM pois os valores podem ser utilizados até o dia 15 de dezembro.

Caso a data seja atingida e não tenha movimentação sobre o saldo disponibilizado, ele volta à sua conta FGTS automaticamente, inclusive para quem não deseja receber o FGTS extraordinário, é possível solicitar que o valor volte para conta no próprio aplicativo FGTS.

A menos que haja uma nova atualização, o saque do FGTS extraordinário só é válido para o ano de 2022, mas as outras modalidades de saque como o saque-aniversário e saque-rescisão continuam vigentes.

Um dinheiro extra sempre é bem-vindo, não é mesmo? Por esse motivo, quando os saques do FGTS são liberados, milhões de trabalhadores buscam informações para recebê-los e o saque extraordinário é um deles.

Mas caso você ainda esteja com dúvidas, você pode entrar em contato com a Central de Atendimento Caixa Cidadão pelo telefone 0800 726 0207, disponível todos os dias da semana, 24 horas por dia.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.