O que é o PAPEM e como cadastrar?

Muitos militares da marinha ainda não sabem o que é o PAPEM, uma ferramenta importante do governo para controlar os pagamentos aos pensionistas aposentados da marinha e também para garantir toda a segurança financeira dos soldados pensionistas.

Vamos conhecer o que é o PAPEM e como funciona esse serviço de proteção financeira da marinha brasileira.

O que é o PAPEM?

PAPEM é uma sigla para Pagadoria dos Pensionistas da Marinha, e pelo próprio nome da ferramenta podemos ter uma ideia de como ela funciona.

O que é o PAPEM
Fonte/Reprodução: original

A ferramenta tem um aplicativo da marinha destinado a controlar e monitorar os pagamentos dos pensionistas militares. O app do PAPEM pode ser encontrado tanto no Android quanto no IOS. O mesmo aplicativo está disponível nessas lojas de sistemas operacionais para Tablets e outros dispositivos eletrônicos que contam com essa função.

Recentemente o PAPEM também recebeu uma versão para navegadores de desktops que garante ainda mais praticidade para aqueles que preferem acessar pelo computador!

Como funciona o PAPEM?

Agora que você já sabe o que é o PAPEM, vamos entender mais sobre o funcionamento desta ferramenta.

Com o PAPEM o militar pensionista tem acesso a uma série de informações, documentos e serviços importantes. Vamos conhecer o que você pode conseguir com o PAPEM:

  • Informações sobre o pagamento e futuros pagamentos;
  • SPSM (Sistema de Proteção Social para Militares);
  • Cartas de serviço;
  • Relatórios importantes;
  • Telefones úteis;
  • Empréstimo exclusivo’;
  • Documentos militares importantes.

Tudo isso e muito mais os pensionistas irão conseguir acessar o seu PAPEM e navegar entre as ferramentas do serviço.

Qual o portal do PAPEM?

Como já comentamos, o PAPEM tem um portal completo onde você pode acessar todas as informações úteis disponibilizadas pela ferramenta. O portal pode ser acessado ao clicar aqui.

Como cadastrar o acesso ao PAPEM?

Se você é pensionista da marinha do Brasil e agora sabe o que é o PAPEM provavelmente deve estar se perguntando como se cadastrar nesse serviço tão útil. Vamos aprender!

Senha inicial

A senha especial para o acesso ao PAPEM foi distribuída no email dos militares, principalmente aqueles com algum vínculo financeiro com a organização além dos seus honorários, como empréstimos.

Solicitação de senha

Caso você seja militar e não tenha recebido a senha, você pode solicitar na página do portal que indicamos ou ao clicar aqui. Após acessar o portal o usuário deve preencher os formulários e colocar todos os dados necessários e solicitados pelo aplicativo.

Com recebimento de senha

Após ter seguido os passos indicados acima, o usuário irá receber sua senha. Com a senha em mãos antes de acessar e usar o portal PAPEM com toda sua liberdade o usuário deve ativar sua senha no Portal de Consignados em um prazo de 30 dias.

Como alterar ou solicitar nova senha?

Caso o pensionista cadastrado no PAPEM queira mudar sua senha de acesso do aplicativo, ele pode fazer isso a qualquer momento em todos os formas do serviço, aplicativo e endereço.

Como funciona o empréstimo consignado pelo PAPEM?

O PAPEM não é apenas um aplicativo de informações úteis. Solicitar empréstimos também é possível.

Quando for acessar o portal, o cliente terá acesso a simulações de empréstimos. Essa simulação não tem nenhum valor oficial e funciona apenas para que o cliente possa realmente simular valores e verificar se determinado valor está disponível para o empréstimo.

Como funciona o empréstimo consignado pelo PAPEM
Fonte/Reprodução: original

Se a simulação for aceita e o pensionista quiser dar continuidade ao empréstimo, ele deve imprimir essa simulação e comparecer em alguma entidade da marinha com a impressão e seus documentos. Lá ele receberá o contrato do empréstimo e poderá oficializar.

Agora que você já sabe o que é PAPEM, se for pensionista da marinha, não fique de fora e se cadastre no serviço!

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.