O que é uma análise fundamentalista e suas características?

As pessoas estão cada vez mais investindo na bolsa de valores. Essa é uma alternativa que tem atraído pessoas conforme elas vão entendendo, por isso é importante entender uma análise fundamentalista.

Se você pretende começar a entender sobre o assunto, deve entender a importância de fazer uma análise fundamentalista e conhecer as empresas às quais você pretende ser sócio.

A análise fundamentalista é crucial para que o investidor tenha informações essenciais para tomar a decisão de compra ou venda de ações. Entender como funciona pode aumentar as chances do rendimento ser maior, visto que tem possibilidades de verificar como a empresa vai estar com o passar do tempo.

Neste conteúdo você vai entender o que é uma análise fundamentalista, suas características e muito mais. Continue lendo para entender.

O que é uma análise fundamentalista?

Uma análise fundamentalista é basicamente o estudo financeiro e as perspectivas da empresa feita por um analista fundamentalista.

O que é uma análise fundamentalista
Fonte/Reprodução: original

Essa análise tem como objetivo avaliar diversas alternativas de investimento e entender como a empresa está agora e quais são as perspectivas para o futuro para assim saber os possíveis resultados a longo prazo.

A análise fundamentalista vai tentar identificar qual a perspectiva de crescimento financeiro a médio e longo prazo. Dessa maneira, o investidor vai saber se vale ou não a pena investir na empresa analisada.

Como funciona?

A análise fundamentalista é feita e assim o investidor vai saber quais são as perspectivas para o futuro da empresa. Isso significa que ele poderá ter uma base de como a empresa estará no futuro em sentido financeiro.

Dessa forma, as chances de investir na empresa certa é maior para o investidor e corre menos riscos de investir em empresas em boas perspectivas.

Características e tipos de análise fundamentalista

O analista fundamentalista precisa analisar os três aspectos antes de chegar a uma conclusão se valerá a pena investir em determinada empresa. Confira quais são abaixo.

Análise macroeconômica

Dentro da análise fundamentalista é feita a análise macroeconômica. Essa análise basicamente é o estudo macroeconômico do qual a empresa está.

Essa análise é fundamental, pois o ambiente que a empresa está inserida influencia para o futuro econômico dela e claramente também para seus negócios. Com isso, é importante fazer considerações de dados de taxa de câmbio, PIB, taxas de juros, índices de inflação e outros.

Análise setorial

Também é importante considerar que nem todas as empresas são afetadas da mesma maneira. Então é importante fazer uma análise setorial avaliando os impactos de cada segmento da empresa.

Análise da empresa

A análise da empresa é feita através de estudos dos dados financeiros da empresa, como os lucros, prejuízo, investimentos e etc.

Vantagens da utilização da análise fundamentalista

A análise fundamentalista é muito utilizada e tem sido cada vez mais acessível a quem quer investir. Uma das maiores vantagens da análise fundamentalista é por ela ser bem completa abrangendo diversos aspectos relacionados à empresa.

Antes de tomar uma decisão, principalmente quando envolve investimento, é importante analisar onde estamos colocando nosso dinheiro, e a análise fundamentalista é a ideal para isso.

Ela vai proporcionar mais segurança ao investidor que tomará a decisão de maneira mais confiante.

Indicadores da análise fundamentalista

Analisando alguns indicadores da análise fundamentalista, fica mais fácil identificar em qual empresa investir, quanto investir e se vale mesmo a pena se tornar sócio.

Indicadores da análise fundamentalista
Fonte/Reprodução: original

Antes disso, é necessário analisar alguns indicadores econômicos, eles permitem que o investidor encontre melhores oportunidades de investimento. É importante analisar alguns indicadores importantes:

Outros indicadores também devem ser analisados. Alguns deles são os seguinte:

  • Política de governança;
  • Notoriedade da marca;
  • Potencial de crescimento;
  • Capacidade de gerar receita.

Dessa maneira, é possível verificar se vale a pena investir em determinada empresa.

Como é feita a análise fundamentalista?

A análise fundamentalista é feita a partir da análise de diversos fatores. A maioria deles é feito com base nas análises já abordadas aqui, como a análise de informações dadas pela empresa e conferir perspectivas financeiras.

E também pode ser feita de acordo com a avaliação da análise microeconômica e macroeconômica da qual a empresa está. Com isso, é possível ter uma ideia da situação da empresa e como ela estará daqui uns anos.

É muito importante consultar um profissional para isso. Assim será possível saber a real situação da empresa e suas perspectivas.

Balanço patrimonial

O balanço patrimonial basicamente é a apresentação dos direitos, obrigações e bens. Essa lista envolve aplicações financeiras, imóveis e outros. O que deixa a análise fundamentalista mais completa e dando mais segurança ao investidor.

Com este texto você aprendeu o que é uma análise fundamentalista e alguns critérios que são analisados, e caso você esteja interessado em investir em alguma empresa, indicamos para que você contrate o serviço de analista fundamentalista e assim, evitará dor de cabeça com investimentos ruins.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.