O que é uma auditoria externa e quando as empresas devem utilizá-la?

A auditoria externa é algo fundamental para uma empresa. A credibilidade é algo essencial para as empresas conseguirem atrair mais clientes e investidores, e com a auditoria externa a empresa consegue provar com eficiência a atual situação financeira da empresa.

Se não houver uma auditoria externa, a empresa acaba passando menos confiança e consequentemente afasta possíveis investidores. Mas o que é realmente? Como ela funciona e qual é o seu objetivo? Vamos ver as respostas para essas perguntas a seguir.

O que é uma auditoria externa?

Em uma auditoria externa uma equipe desvinculada da empresa, realiza uma espécie de exame para testar a integridade e veracidade das contas de uma determinada empresa. Nesse exame, são feitos uma série de procedimentos técnicos, para verificar se a empresa está realmente cumprindo seguindo as regras contábeis.

O que é uma auditoria externa
Fonte/Reprodução: original

Após concluir o exame, é emitido o “relatório do auditor”, onde consta todo o fluxo de caixa e desempenho financeiro da empresa, além de outros aspectos relacionados a parte financeira.

Qual o objetivo da auditoria externa em empresas?

O objetivo de uma auditoria externa é comprovar a integridade de uma determinada empresa, verificando se as regras contábeis estão sendo realmente seguidas. A auditoria traz consigo vários benefícios.

Entre eles podemos destacar o aumento de confiança e credibilidade que a empresa ganha perante os seus clientes e investidores. Além disso, com os dados obtidos a empresa também pode fazer melhores planejamentos para o seu negócio.

Outro ponto interessante é que se os números obtidos pela auditoria forem positivos, a empresa consegue atrair mais o interesse de investidores.

Quando uma empresa deve realizar uma auditoria?

A auditoria é para empresas que tenham renda superior a R$ 300 milhões, que são consideradas de grande porte. As auditorias devem ser feitas anualmente, ou a cada 6 meses. Os auditores devem ser certificados pela Comissão de Valores Mobiliários, a CVM.

Porque é importante uma auditoria?

A auditoria externa é uma parte fundamental da empresa. Além de ser obrigatória, ela também prova a integridade e organização financeira da sua empresa. A imagem da sua empresa ganha mais valor e os investidores podem ver com mais clareza se a empresa é ou não uma boa opção de investimento.

Como é na prática a auditoria externa em empresas?

Primeiro o auditor precisa conhecer os clientes e também qual o tipo de atividade executada pela empresa. Para isso, o auditor deve fazer uma análise completa da parte interna da empresa. Dessa forma o auditor identifica quais normas contábeis se aplicam aquela empresa.

Como é na prática a auditoria externa em empresas
Fonte/Reprodução: original

Após isso, o auditor também irá solicitar uma amostra das operações da empresa. Essas amostras serão analisadas cuidadosamente, para poder encontrar então possíveis falhas nas operações. Por fim, o auditor emite um relatório detalhado sobre as finanças da empresa.

Quais resultados podem apresentar a auditoria externa de uma empresa?

Uma auditoria externa pode apresentar 4 resultados diferentes. Quando o resultado é “Parecer sem ressalva” significa que não há nada irregular na empresa. Já o “Parecer com ressalva” quer dizer que apesar de quase tudo estar nos conformes, ainda existem alguns erros.

No “Parecer Adverso” as análises não mostraram provas que a empresa está seguindo as normas contábeis. Por fim, temos o “Parecer com abstenção”, onde a auditoria não emite nenhuma opinião no relatório, por conta das análises não terem sido exatas o suficiente.

Com isso, podemos ver que a auditoria externa é realmente algo importante e auxilia no bom funcionamento da empresa, então não deixe de investir em uma auditoria para seu negócio.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.