Saiba o que fazer em caso de acidentes domésticos com fogo e veja dicas de primeiros socorros que podem evitar complicações. Nessa matéria iremos falar um pouco sobre o risco de sofrer queimaduras em casa, quais cuidados devem ser tomados e medidas preventivas.
As pessoas estão expostas ao perigo em todos os lugares, inclusive em casa. Existe riscos de intoxicação, choque elétrico, cortes, quedas e asfixia. Também há uma grande incidência de acidentes com fogo, que resultam em queimaduras e podem deixar cicatrizes para toda a vida.
Leia mais: Intoxicação por medicamentos: primeiros socorros
O que fazer em caso de acidentes domésticos com fogo
Diversas pesquisas mostram que os acidentes domésticos representam a principal causa de morte infantil nos países industrializados, ou seja, cerca de 40% das fatalidades envolvendo crianças de 1 a 14 anos. Outra constatação também impressiona: 90% dos acidentes que acontecem no lar podem ser prevenidos com medidas simples.
Existem diversos tipos de acidentes envolvendo fogo, como derrubar uma panela de água fervendo na pele, encostar o braço em um recipiente quente ou incendiar algum cômodo. Na maioria dos casos, o perigo mora mesmo na cozinha.
Nos tópicos abaixo você vai entender melhor o que fazer em caso de acidentes domésticos com fogo.
Primeiros socorros em casos de queimadura
O acidente doméstico com fogo tem uma consequência óbvia: a queimadura. Esse tipo de ferimento pode se manifestar em maior ou menor gravidade. No ferimento de primeiro grau, a pele fica apenas avermelhada e ardendo. No segundo, há a formação de bolhas com líquido. Por fim, no terceiro, a pele tem suas camadas superficiais totalmente destruídas.
Veja também: Acidentes com raios: primeiros socorros
Em todo caso, é preciso tomar as seguintes medidas de primeiros socorros:
1. A região afetada deve ser colocada embaixo da água fria, por 15 minutos. Esse método ajuda a resfriar a pele e alivia a dor.
2. Não esfregue qualquer tipo de produto pele machucada (nada de manteiga, pasta de dente ou pomada).
3. Seque a pele cuidadosamente com uma toalha.
4. Cubra a queimadura com gaze.
No caso da queimadura de terceiro grau, que é a mais grave, o recomendado é tomar as medidas citadas acima e depois levar a vítima ao pronto socorro o mais rápido possível.
Como prevenir?
Para evitar queimaduras: é muito importante colocar protetores ao redor dos objetos quentes. Na hora de manusear panelas e frigideiras, vale a pena usar luvas antitérmicas.
Para evitar incêndios: Preocupe-se em ter espaços bem ventilados, não fume dentro de casa e não use equipamentos em mau-estado.
Saiba mais: Queimaduras: como tratar?
Agora que você já sabe o que fazer em caso de acidentes domésticos com fogo, coloque as dicas em prática se houver necessidade e adote as medidas de prevenção. No mais, continue acompanhando as publicações do Mundo das Tribos e veja outras recomendações de primeiros socorros.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.