A Importância de Tratar bem os Clientes no Comércio Eletrônico
O Novo Escalão de Comércio
Para quem está entrando no ramo do e-commerce, é preciso pensar em alguns detalhes. Embora seja um meio que garanta muitas facilidades, exposição e repercussions para o seu produto, é preciso também ficar atento aos seus passos na rede. Comércio não é mais tradicional
Como se relacionar com o consumidor online sempre foi um desafio para comerciantes e marcas comuns, e o mesmo problema acontece nesse novo meio. Não é só porque os negócios não são fechados pessoalmente que você não deberá trata-lo com atenção. Pelo contrário: saiba que sua atenção precisa ser redobrada, pois qualquer crítica negativa a respeito de seu produto ou sua forma de atendimento será notada e pode vir a conhecimento público da pior forma possível. Exemplos disso não faltam. Ultimamente você pode ter percebido que as reclamações feitas em redes sociais estão deixando muitos donos de site de cabelo em pé. E nem mesmo as marcas mais tradicionais e conhecidas do mercado estão escapando disso. E claro, como se sabe, um deslize pode colocar em jogo a credibilidade que tanto demorou para construir. – Tenha postura: A reclamação de um cliente representa duas possibilidades: uma oportunidade de reforçar a credibilidade de sua empresa ou algo que pode prejudicar os seus planos. Sendo assim, decida a forma que vai encarar a situação, tendo em mente que os resultados disso serão resultados diretos de seus próprios atos. Seu cliente é quem faz o seu negócio evoluir, portanto além da qualidade de seus produtos também é necessário estar atento às suas necessidades. Tratar bem os seus clientes em todos os momentos é uma das formas mais eficientes de construir a sua imagem e ter seu lugar nesse mercado tão competitivo.O Consumidor: o Coração do Negócio
Reclamações e Críticas
Dicas para Tratar bem os Clientes
– Lidar com críticas é fundamental: Assim como na vida pessoal, esse tipo de atitude servirá como um diferencial no mercado. Saiba que tudo e todos são passíveis de falhas e críticas, portanto saiba que essa capacidade poderá prevenir que situações semelhantes aconteçam mais tarde.
– Atenção redobrada: Esteja atento ao que falam sobre seu produto e seus serviços pela web. Isso pode orientá-lo sobre como lidar com seu consumidor e também orientar seus planos de negócios.
– Seja ágil: Interfira ao notar uma reclamação e se possível não demore. Mostre ao seu consumidor que você está interessado em solucionar o problema o mais rápido possível. Velocidade e interesse contam pontos na sua reputação.
– Não trate o problema em público: Procure discutir sobre as queixas de seu cliente em um ambiente privado. Isso evita que as coisas possam sair do controle.
– Atenda bem o seu cliente, principalmente os queixosos: Parece uma orientação trivial, mas resolver o problema de quem tem está reclamando é bom para os negócios. Trate-o bem e forneça soluções claras e diretas para a questão. Atendê-lo bem pode garantir que ele passe a ser divulgador de sua marca, falando especialamente da eficiência de seu serviço de atendimento ao consumidor.Importância do relacionamento com o cliente
Lembre-se
: Tratar bem os seus clientes é fundamental para o sucesso do seu negócio no e-commerce. É crucial para construir a sua imagem e manter a credibilidade da sua marca.