Aprenda como fazer reeducação alimentar de sucesso

A busca por emagrecimento é um desejo comum entre milhares de pessoas. No entanto, ao apostar em dietas radicais, muitas vezes se comprometem a saúde. A escolha certa é mudar o cardápio e consumir alimentos saudáveis. A reeducação alimentar é a melhor forma de eliminar os quilinhos indesejáveis e manter o corpo saudável.

Fujos das dietas restritivas

As dietas restritivas, que possuem poucas calorias e quase nada de nutrientes, representam uma ameaça para a saúde. Elas podem até emagrecer no início, mas causam fraqueza, dores de cabeça e desnutrição.

Preocupe-se com a qualidade das refeições

Na hora de montar o cardápio de emagrecimento, procure comer mais os alimentos “in natura”, como é o caso das frutas, dos legumes, das verduras, das sementes e das carnes magras. Pense sempre na qualidade de cada refeição, ou seja, nos nutrientes que cada alimento oferece.

Aposte em refeições nutritivas

Escolha alimentos que sejam ricos em nutrientes e não exagere nas porções. Alimentos como frutas, legumes, peixe e ovos são excelentes opções para uma alimentação saudável.

Estabeleça horários

Não adianta nada criar um cardápio nutritivo e saudável se os horários das refeições não são respeitados. Adquira o hábito de comer em três horas, seis vezes ao dia.

Invista em alimentos frescos

O cardápio da reeducação alimentar deve ser rico em alimentos frescos, ou seja, legumes, frutas e verduras. Opte pelos vegetais que são cultivados de forma orgânica (livre de agrotóxicos). Produtos com conservantes, corantes e aditivos químicos devem ficar de fora das refeições.

Substitua o açúcar

O açúcar refinado coloca em risco o programa de emagrecimento, mas isso não significa que você precisa parar de comer doces. O ideal é adoçar os pratos com adoçantes naturais, como mel e açúcar de coco.

Coma devagar

É preciso ter calma na hora de mastigar os alimentos. Comer devagar faz com que o cérebro fique satisfeito mesmo com uma porção reduzida, sem falar que também contribui com o funcionamento do sistema digestivo.

Principais dicas para uma reeducação alimentar de sucesso

  • Evite dietas restritivas e opte por uma alimentação equilibrada;
  • Consuma alimentos “in natura”;
  • Estabeleça horários para as refeições;
  • Invista em alimentos frescos e orgânicos;
  • Substitua o açúcar por adoçantes naturais;
  • Coma devagar e com satisfação.

Ao aplicar essas dicas, você estará na estrada certa para uma reeducação alimentar de sucesso e uma vida mais saudável.

O que você achou deste conteúdo?