Receita Federal Lança Primeiro Lote do Imposto de Renda Pessoa Física 2013

A partir da próxima segunda-feira (17), a Receita Federal está disponibilizando o primeiro lote do Imposto de Renda Pessoa Física 2013 para 1,99 milhão de contribuintes, equivalente a R$ 2,8 bilhões. Esta é a reinstituição do imposto, um procedimento no qual o sujeito é ressarcido pela Receita Federal em casos de pagamento a mais do que era esperado.

Reinstituição do IR: como funcionam os pagamentos

A Receita Federal costuma depositar as restituições em sete lotes mensais. O pagamento segue a ordem de prioridade, favorecendo os contribuintes com 60 anos ou mais e aqueles que são portadores de doenças graves. Após os pagamentos baseados neste critério, a Receita passa a respeitar a data de entrega das declarações como ordem.

Importância da consulta à reinstituição

Para receber o dinheiro, é fundamental que a conta corrente esteja registrada corretamente na Receita Federal. A consulta à reinstituição de IR 2013 pode ser feita através do Receitafone (número 146, opção 3).

Como usar o dinheiro reinstituído

Antes de receber a restituição de IR, é necessário ter um plano para aplicar o dinheiro. A seguir, estão os cuidados que devem ser tomados ao usar o dinheiro reinstituído:

  • Pagar dívidas. Use o dinheiro para pagar dívidas atrasadas e, se necessário, renegocie-os com descontos.
  • Criar uma reserva financeira. Guarde o dinheiro em uma conta para usar em caso de emergência no futuro.
  • Pagar parcelas atrasadas de um financiamento. Use o dinheiro para quitar parcelas atrasadas de um financiamento.
  • Deixar o dinheiro na conta corrente. Se a situação financeira é mais confortável, pode-se deixar o dinheiro na conta corrente para uso nos gastos cotidianos.

Dicas para usar o dinheiro reinstituído

  • Evite a pressão pelo consumo. Antes de usar o dinheiro, tenha um plano de investimento e execute-o antes que o dinheiro cair na conta.
  • Use o dinheiro para pagar dívidas com juros mais altos. O dinheiro reinstituído pode ser usado para quitar dívidas com juros mais altos.
  • Nunca use o dinheiro para iniciar novas dívidas. Use o dinheiro para pagar dívidas existentes e evitar novas dívidas.

Reinstituição do IR: atenção ao contexto

A Reinstituição do Imposto de Renda Pessoa Física é um procedimento importante para os contribuintes brasileiros. É fundamental ter um plano para usar o dinheiro e evitar a pressão pelo consumo. Além disso, é importante lembrar que a conta corrente deve estar registrada corretamente na Receita Federal para que o dinheiro seja depositado corretamente.

Conteúdo Atualizado

Este conteúdo foi atualizado em [DATA] e é válido para todos os anos.

O que você achou deste conteúdo?