Sílvio Santos: Um Legado de 83 Anos de Dedicção à Televisão Brasileira
O Começo da Carreira Artística de Sílvio Santos
Em 12 de dezembro de 1930, nasceu um dos maiores ícones da televisão brasileira: Senor Abravanel, mais conhecido como Sílvio Santos. Nascido no Rio de Janeiro, ele começou a trabalhar como camelô aos 14 anos de idade, vendendo capas de plástico para a proteção do título de eleitor e mostrando alguns truques de mágica que facilitavam as vendas de canetas. Foi essa característica que chamou a atenção de um fiscal da prefeitura do Rio de Janeiro, que deu ao então camelô uma indicação para participar de testes de locutor de rádio, em um concurso da Rádio Guanabara, do qual ele saiu vencedor.
Da Rádio à Televisão
Sílvio Santos começou a sua carreira artística como locutor de rádio, mas logo voltou a trabalhar como camelô, pois ganhava mais dinheiro vendendo nas ruas. A função de apresentador surgiu quando ele trabalhou em circos, apresentando os artistas e animando a plateia. Ele ainda foi chamado de “Peru que fala” pois ficava vermelho de tanto falar. Em 1961, ele estreou na TV fazendo o programa “Vamos Brincar de Forca”, na TV Paulista.
Um Perfil Completo
Sílvio Santos é mais do que um simples apresentador. Ele é um empresário, um político e um homem com interesses variados. Ele serviu o exército aos 18 anos, na escola de paraquedista. Enquanto trabalhava na Globo, comprou metade da Record, mas manteve a transação em sigilo, para evitar a quebra do seu contrato. Ele também tem um microfone que ele usa sobre o peito, surgiu nos anos 1960, para evitar equipamentos mais pesados.
Curiosidades do Presentador
- Seu programa dominical tem aviõeszinhos que ele joga para a plateia, feitos com dinheiro de verdade e que somam cerca de R$ 10.000,00 mensais.
- Ele não gosta de ser chamado de artista, pois se vê como um vendedor que anuncia seus produtos, no caso, os artistas.
- Ele é judeu e possuí formação como técnico em contabilidade.
- Seus cantores favoritos são Roberto Carlos e Julio Iglesias.
- Sua música favorita é “Eu sei que vou te amar”.
- Ele adora ler biografias e possuí nove cachorros.
Legado e Relevância
Sílvio Santos é um símbolo da televisão brasileira e seu legado é relevante para a forma como a mídia se desenvolveu no país. Ele foi um dos primeiros apresentadores de televisão no Brasil e sua carreira é um exemplo de como acreditava na capacidade de se adaptar e se reinventar.