Fundação Casa de Rui Barbosa Lança Concurso Nacional de Projeto de Arquitetura

A Fundação Casa de Rui Barbosa, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil do Rio de Janeiro (IAB-RJ), lança o Concurso Nacional de Projeto de Arquitetura para construir um prédio anexo que abrigará o acervo de escritores brasileiros.

O que é o Concurso Nacional de Projeto de Arquitetura?

O concurso visa construir um prédio que abrigue o acervo de escritores brasileiros, localizado atualmente no subsolo da fundação. O objetivo é melhorar a qualidade do armazenamento dos livros e a prestação de serviços. O vencedor do concurso receberá R$ 35 mil como sinal de contrato, mas o trabalho envolverá um valor total de R$ 1 milhão.

O que esperar do novo prédio?

O novo prédio terá condições de armazenar objetos, fotos, mapas, móveis, fitas cassetes, entre outros itens que remontam a história dos escritores brasileiros. A estrutura será concebida para possibilitar diversos microclimas, adequando temperatura, umidade, pureza do ar e luminosidade para cada tipo de acervo.

Quais os escritores brasileiros presentes na nova construção?

Além de Rui Barbosa, outros escritores brasileiros estarão presentes na nova construção, como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava, Vinicius de Moraes, Clarice Lispector e Fernando Sabino.

O que esperar do concurso?

O Concurso Nacional de Projeto de Arquitetura permanecerá com inscrições abertas até o dia 25 de novembro. Os grandes vencedores serão anunciados no dia 2 de dezembro. O resultado do concurso será anunciado no mesmo dia.

Sobre a Fundação Casa de Rui Barbosa

A Fundação Casa de Rui Barbosa é considerada um dos maiores espaços reservados ao trabalho intelectual. O lugar preserva obras literárias, proporciona condições para pesquisas e resguarda boa parte da memória nacional. A Fundação Casa de Rui Barbosa é uma instituição subordinada ao Ministério da Cultura e funciona na antiga residência do jurista, acadêmico e ex-ministro Rui Barbosa.

Para mais informações, acesse IABRJ.org.

O que você achou deste conteúdo?