A madeira é um material versátil e que assume diferentes finalidades na construção. Ela pode servir para estruturar casas, montar telhados, pisos, portas, janelas e móveis. O material também se destaca no mercado pelo fato de ser atemporal e possuir um charme estético.
Tipos de madeira: onde usar cada um?
Confira a seguir onde usar cada tipo de madeira em casa:
Para a estrutura da casa: é recomendado trabalhar com madeira de alta densidade, pois quanto mais pesada, maior é a resistência mecânica e a durabilidade. Entre as espécies indicadas, vale ressaltar: Cumaru, Jatobá, Pequiá, Roxinho e Itaúba.
Para telhado: as madeiras de densidade média são mais apropriadas, como é o caso da Garapeira, do cambará, a cupiúba e o angelim-vermelho. Cada espécie pode ter uma desvantagem, como o mau cheiro, o apodrecimento rápido ou a facilidade para atrair cupins.
Para guarnições: as madeiras devem ter fibras retas e secas, como é o caso do freijó, cedro-rosa, jequitibá-rosa e angelim-pedra.
Para móveis: a espécie de madeira mais recomendada é o pau-ferro.
Para escadas, portas e janelas: estas peças adquirem boa qualidade quando são fabricadas com ipê-amarelo.
Para ser ecologicamente correto: as madeiras de reflorestamento favorecem a natureza, afinal, elas podem ser cortadas com 10 ou 15 anos de idade, enquanto as outras levam até 30 anos para crescer. A falta de resistência das árvores pede um tratamento específico para usar na construção da casa. O pínus e o eucalipto são exemplos de espécies.
Verdades sobre a madeira
É muito importante saber cuidar e conservar a madeira. Confira a seguir algumas dicas:
• A casa de madeira não deve ser construída em áreas molhadas, afinal, a madeira vai se comportar como uma esponja, que absorve água e se dilata, levando ao apodrecimento;
• A casa inteira de madeira também necessita de um solo com tratamento químico para afastar os cupins;
• A madeira utilizada para construir a casa precisa passar pelo processo de secagem completo;
• Todas as madeiras que ficam expostas devem ser protegidas. As camadas de vernizes aparecem como a forma mais comum de proteção;
• A melhor madeira para se aplicar em local úmido é a aroeira. Em lugares secos e quentes, as opções indicadas são maçaranduba e a itaúba;
• Para pintar a madeira, é necessário lixar, selar e usar tintas específicas. Os produtos para alvenaria não são recomendados, pois eles formam um acabamento com bolhas e que pode descascar.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.