Origem e história do dia dos namorados

Origem e história do dia dos namorados

No dia 12 de junho comemoramos o dia dos namorados. Essa é uma data destinada aos casais que namoram, sejam casados ou não. Nesse dia ocorre troca de presentes entre os apaixonados, além de comemorações românticas como jantares a dois. Em cada país o dia dos namorados é comemorado em uma data diferente. Nos EUA se comemora no dia 14 de fevereiro e é chamado Valentine´s Day.

O dia dos namorados é uma ocasião perfeita para surpreender o seu amor. (Foto: Divulgação MdeMulher)

Origem do dia dos namorados no Brasil

Tudo começou com o frei português, conhecido pelos brasileiros como Santo Antônio. Durante suas pregações, esse religioso destacava demasiadamente a importância do amor e do casamento. Por isso, após ser canonizado, ganhou fama de “o santo casamenteiro. Até hoje encontramos crenças relacionadas a Santo Antônio que prometem fazer com que a pessoa encontre um par. O dia desse santo é comemorado em 13 de junho.

A partir do ano de 1949 começou a se comemorar no Brasil o dia dos namorados. A razão dessa comemoração é que nesse mês as vendas no comércio caíam drasticamente. Na tentativa de melhorar os lucros, o publicitário João Dória trouxe do exterior a ideia de colocar uma data destinada aos enamorados. A data escolhida foi o dia 12, um dia antes do de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Nos Estados Unidos, o Valentine´s Day é comemorado no dia 14 de fevereiro. (Foto: Divulgação MdeMulher)

O dia dos namorados nos Estados Unidos

Houve uma época em que namorar era proibido. Isso ocorreu no império de Cláudio II, quando o imperador percebeu que os soldados solteiros eram melhores combatentes em guerra. Porém, o padre Valentin era contra essa ordem do Imperador. Além de continuar celebrando os casamentos, ele mesmo casou-se secretamente. Como o cristianismo não aceita o casamento de padres, ele foi obrigado a renunciar o cargo, mas não o fez. Por isso, Valentin foi condenado à morte.

Enquanto o padre aguardava o cumprimento de sua sentença na prisão, conheceu a filha cega de um carcereiro e se apaixonou. Milagrosamente Valentin fez com que a menina voltasse a enxergar. Antes de partir, o padre escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado”.

O Valentin foi morto no dia 14 de fevereiro, por isso a data foi escolhida para comemorar o dia dos namorados.

Fortaleça os sentimentos e aposte nos presentes mais simbólicos.(Foto: Divulgação MdeMulher)

Dicas para o dia dos namorados

O dia dos namorados é uma data muito importante, por isso não deixe de mostrar a quem você ama seus sentimentos. Veja algumas dicas para demonstrar o seu amor.

  • Envie uma cesta de café da manhã;
  • Faça um jantar romântico, a luz de velas;
  • Dê uma caixa de bombons;
  • Dê aquele presente que ela tanto deseja;
  • Leve-a para um passeio romântico;
  • Dê as flores que ela mais gosta;
  • Envie um cartão ou uma carta;
  • Diga o que sente por ela;
  • Dê um perfume.

Comemorar um relacionamento é de extrema importância para que ambos não esqueçam de seus sentimentos. É, também, uma forma de fazer com que o casal saia da rotina. Não deixe de comemorar essa data tão especial.

O Dia dos Namorados é comemorado em vários países (Foto: Divulgação MdeMulher)
O Dia dos Namorados é comemorado em vários países (Foto: Divulgação MdeMulher)

Como é o Dia dos Namorados pelo Mundo

O Dia dos Namorados é comemorado com muito amor, decorações especiais e troca de presentes. Em todo mundo onde a data é comemorada o grande motivo para a comemoração é o mesmo: celebrar os namorados. Como o Dia dos Namorados tem vários significados diferentes, que fizeram com que seja comemorado, a única coisa que une essa comemoração é o relacionamento e o sentimento mais forte, o amor.  O Dia dos Namorados é comemorado nos Estados Unidos, Europa, Canadá, e em países orientais. Nesses países diferente, do Brasil a data de comemoração é 14 de fevereiro.

O Dia dos Namorados é uma data especial para celebrar o amor (Foto: Divulgação MdeMulher)
O Dia dos Namorados é uma data especial para celebrar o amor (Foto: Divulgação MdeMulher)

Itália – na Itália o Dia dos Namorados é comemorado com banquetes, onde os namorados trocam presentes, como por exemplo, flores, chocolates e cartões;

Japão – desde que foi criada a data é comemorada com as mulheres declarando o seu amor ao companheiro dando de presente chocolate. A data é comemorada dessa forma desde o ano de 1936;

Reino Unido – os namorados trocam presentes, como, chaves e fechaduras em formato de coração, além de outros presentes;

Estados Unidos – a tradição é forte e os amigos e namorados enviam cartões uns para os outros. O Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro.

A comemoração do Dia dos Namorados é tão envolvente que até os palestinos estão se rendendo a comemoração.

O presente, mesmo de última hora pode ser especial (Foto: Divulgação MdeMulher)
O presente, mesmo de última hora pode ser especial (Foto: Divulgação MdeMulher)

Opções de última hora para presentear namorado

Quer presentear a quem você ama e não deu tempo para comprar um belo presente? Você pode optar pelas dicas que vamos dar a você:

– Faça um jantar romântico, use sua criatividade para fazer um prato delicioso para os dois;

– Convide seu amor para assistir um filme juntinhos no sofá da sua casa. Escolha um filme romântico;

– Faça um cartão escreva belas palavras para que seu amor saiba o quanto você o ama e é importante para ele.

– Um vinho e duas taças podem deixar a noite do dia dos namorados muito mais caliente e é um excelente presente de última hora;

– Faça um café da manhã delicioso com um bolo em formato de coração feito por você. Coloque uns corações de papel na mesa e faça um rastro com eles até o quarto onde seu amor está para que o mesmo os siga até chegar a mesa com o delicioso café da manhã.

Você viu como é fácil presentear seu amor, mesmo que com um presente de última hora?

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.