A batata doce veio da América Central, ela se desenvolve na raiz de uma planta rasteira, é igual a uma batata comum, só se diferencia pelo sabor doce e por ter uma consistência farinácea. Existem quatro tipos de bata doce que se distinguem pela cor que esta ligada diretamente com a percentagem que apresenta de beta-caroteno e pelo sabor.
A batata doce pertence a família das convolvulaceae o nome cientifico desse tubérculo é Ipomoea Batatas.
A batata branca – não apresenta muito açúcar na composição, e é mais seca
A batata amarela – já apresenta um grau de açúcar mais elevado
A batata roxa – é mais agradável e por isso é a predileta para a fabricação de doces.
O formato da batata doce pode variar desde o convencional arredondado ao mais comprido e afunilado. Mas todas têm a mesma importância na alimentação. A batata doce é rica em calorias por isso é necessário controlar o seu consumo. Também tem hidratos de carbono, sais minerais, vitamina A, B1 e B5, mais cálcio, ferro, sódio e potássio.
Ela é tão importante que em apenas 100 gramas de batata doce tem vitamina ”A” equivalente a vinte e três quilos de batata comum. Até as folhas são muito nutritivas e podem ser preparadas do mesmo jeito que as outras verduras.
A batata doce também possui propriedades antioxidantes, mas a sua casca possui o efeito três vezes mais, por isso é interessante consumir a batata com a casca. É preciso fazer uma limpeza profunda na casaca para não levar impurezas para o organismo.
Benefícios para a saúde
A batata doce é excelente para a saúde e traz vários benefícios como:
– auxilia no tratamento da obesidade
– proporciona melhora na arteriosclerose
– melhora a falta de irrigação sanguínea
– controla a hipertensão arterial
– aumenta as necessidades energéticas principalmente para atletas.
– regula o sistema nervoso e ajuda na digestão
– fonte de carboidratos e fibras
– fonte de vitaminas do complexo B e C
Para o consumo é interessante que ela seja feita cozida e não frita, pois ela já é um alimento calórico naturalmente, frita ela dobra as calorias e pode ser prejudicial. Também é um alimento que pode ser feito de varias maneiras, basta usar a criatividade e não abrir mão de ter a batata doce na dieta alimentar.
O ideal é consumir uma batata doce média por dia, pode ser pura ou em forma de salada. Cada um pode preparar a bata do jeito que achar melhor, a única ressalva fica para a fritura que é prejudicial à saúde.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.