Reconhecida principalmente pelos benefícios à visão, a vitamina A é boa não só para os olhos, mas também para diversas outras partes do corpo, sendo uma das substâncias indispensáveis para a saúde.
Para quem quer ter uma boa visão, o consumo de vitamina A é essencial, pois ela ajuda a melhorar a visibilidade em ambientes escuros e protege os olhos dos radicais livres, reduzindo os efeitos do envelhecimento na visão.
Vale destacar também os benefícios da vitamina A para as crianças, pois ela garante um bom desenvolvimento dos ossos e do sistema nervoso, propiciando um aprendizado mais eficaz nos pequenos. E não para por aí.
Os benefícios da Vitamina A para a saúde
Entre os benefícios da vitamina A, também está a prevenção de doenças cardiovasculares, já que ela atua na redução dos níveis do mau colesterol, diminuindo os riscos de hipertensão arterial e outros problemas relacionados ao coração.
Você malha? A vitamina A ajuda a ganhar massa mascular. Isso acontece devido ao fato de ela reduzir os riscos de fraturas, permitindo investir mais nos treinos de resistência. Além disso, ela neutraliza os radicais livres liberados após os esforços intensos, protegendo os músculos.
Outros destaques sobre a vitamina A benefícios são:
- Fortalecimento do sistema imunológico.
- Regula a produção da hemoglobina.
- Melhora a fertilidade masculina (regula a produção de testosterona e esperma).
- Retarda o envelhecimento precoce.
Principais fontes de vitamina A
Conheça alguns dos principais alimentos ricos em vitamina A, que não podem faltar no seu cardápio:
- Cenoura
- Tomate
- Couve
- Manga
- Agrião
- Batata doce
- Espinafre
- Abóbora
- Pimentão vermelho
- Damasco
- Mamão
- Fígado
- Ovos
- Brócolis
- Ervilha
Como aproveitar os benefícios da vitamina A
Para aproveitar todas as vantagens desse importante nutriente, é preciso acrescentá-la ao cardápio diário com moderação, pois o excesso pode trazer alguns efeitos nocivos, como visão embaçada, irritabilidade e coceira nos olhos, entre outros.
A quantidade diária recomendada de vitamina A varia conforme a idade, o peso e o sexo, entre outros fatores. Em caso de dúvidas, a dica é procurar um nutricionista.
Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.