Os benefícios do milho para saúde

O milho é um dos cereais mais consumidos no Brasil e no mundo, é um alimento que contém muitos nutrientes que vão desde vitamina B1 até sais minerais. Acredita-se que o cereal seja proveniente da América pré-colombiana, já que os europeus só tomaram seu conhecimento após sua chegada ao novo continente.

Seu consumo diário proporciona diversos benefícios à saúde, já que ele conserva sua casca. A casca do milho é fonte riquíssima de fibras, as quais são importantes para o bom funcionamento do intestino. Além do mais, também é rico em carboidratos, vitaminas e proteínas além dos sais minerais.

Mesmo sendo um ingrediente presente em vários cardápios brasileiros, seu consumo é muito baixo. Segundo a Embrapa, apenas 6% de todo o milho cultivado no Brasil é consumido diretamente pela população. A maior parte, cerca de 65% é aproveitada na alimentação de animais

O alimento é uma fonte de vitamina essencial para o coração, pois além de conter elevada abundância de fibras, providencia quantidade significativa de ácido fólico. Uma das vitaminas da categoria B, o folato é reconhecido por evitar defeitos nos nascimentos, além de reduzir o homocisteína, proteína contida no sangue que pode danificar as artérias, o cérebro e o coração.

Estima-se que o consumo de folato todos os dias seria o suficiente para reduzir cerca de 10% o número de ataques cardíacos suportados pela grande parte da população. E mais, uma dieta rica em folato poderá reduzir o cancro do cólon.

A importância do milho para a nutrição humana, é sem dúvida, muito evidente. Desse modo o lado positivo é que cereal é ingrediente na fabricação de diversos alimentos o quais vão desde balas, até cervejas. O Brasil é o terceiro país que lidera o ranking de maior produtor de milho mundial. Os maiores estados cultivadores do grão são: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Goiás.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.