Você sabe quais são os maiores erros de quem estuda para concursos? Conhecer essa informação pode ajudar bastante na preparação para qualquer processo seletivo, pois assim você evita uma série de coisas que atrapalham os estudos.
Para ser aprovado em concurso é preciso estar muito bem preparado, para encarar a concorrência, especialmente naqueles certames mais famosos, se dedicando bastante aos estudos.
10 dicas para estudar para concurso público
Os maiores erros de quem estuda para concursos
Na hora de se preparar, muitas pessoas cometem erros que podem contribuir para adiar o sonho de ingressar na carreira pública. Para não ser vítima desses problemas, conheça alguns dos principais erros ao estudar para concurso público.
– Não ler o edital
O maior erro é não dar a devida atenção que o edital merece. É nesse “manual do concurso” que você encontra todas as informações sobre a seleção, inclusive os conteúdos que precisa estudar.
– Deixar de criar um cronograma de estudos
Muitos concurseiros estudam demais em um dia e passam vários dias sem ler nada, outro grave erro. O ideal é estabelecer uma rotina diária de estudos, dividindo bem o tempo.
– Usar materiais duvidosos para estudar
Devido a vários fatores, muitas pessoas acabam investindo em materiais (apostilas, videoaulas, etc) de baixa qualidade, que podem estar incompletos e desatualizados.
Plano de estudo para concurso público, passo a passo
– Começar a estudar após a publicação do edital
Como o documento geralmente sai poucos meses antes da prova, o tempo fica curto para estudar (o ideal é começar a preparação com editais anteriores).
– Desconhecer a banca examinadora
Cada banca tem seus métodos e peculiaridades. Desconhecer o estilo da organizadora do concurso pode derrubar muitos candidatos na hora da prova.
– Não treinar
Várias pessoas se preparam para concursos apenas com a leitura de materiais e se esquecem de fazer exercícios e simulados, que servem para testar os conhecimentos.
Outros erros comuns na preparação para concursos
Entre os erros cometidos na preparação para concursos, também vale citar a falta de revisão de conteúdos. Fazer resumos e revisões periódicas é fundamental para a assimilação de tudo o que está sendo estudado.
Como estudar para concursos sem edital
O que também pode complicar a preparação é estudar apenas as matérias que você gosta. Agindo assim, é grande o risco de comprometer os seus objetivos.
Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.