Nesta sexta-feira (5), o Vaticano confirmou a canonização dos papas João Paulo II e João XXIII. O anúncio foi feito pelo atual santíssimo papa Francisco.
Os milagres confirmados
João Paulo II foi considerado o grande responsável pela cura da freira francesa Marie Simon-Pierre. Ela sofria de mal de Parkinson, mas conseguiu se recuperar após depositar toda a sua fé no papa. Vale lembrar que a mesma doença acometeu João Paulo II nos últimos anos de vida.
O segundo milagre atribuído a João Paulo II foi reconhecido na quarta-feira (3). De acordo com bispos e cardeais do Vaticano, uma mulher com câncer foi curada na Costa Rica, após rezar para o pontífice e pedir por sua recuperação.
A atribuição de um segundo milagre a João Paulo II foi decisiva para uma canonização tão rápida. O papa faleceu há apenas 8 anos.
João XXIII também será santificado. O Papa Francisco considerou a canonização merecida, mesmo sem haver milagres atribuídos ao santíssimo que comandou a igreja católica entre 1958 e 1963.
As datas para as canonizações dos papas João Paulo II e João XVIII ainda não foram definidas. No entanto, o porta-voz do Vaticano informou que poderá ocorrer no final de 2013.
Sobre João Paulo II
João Paulo II, que na verdade se chama Karol Wojtyła, nasceu na Polônia em 1920. Após a morte do seu pai, ele começou a considerar a ideia do sacerdócio. Ele entrou para o seminário de Cracóvia e se ordenou padre em 1946, um ano após o fim da Segunda Grande Guerra Mundial. Pouco tempo depois ele investiu na formação em Teologia e lecionou em universidades.
A presença de Karol Wojtyła na Igreja Católica foi se tornando cada vez maior. Primeiro ele se tornou bispo, depois foi elevado para arcebispo, até que finalmente chegou a posição de cardeal. Em 1978, João Paulo I foi eleito o papa, mas acabou morrendo 33 dias depois. Em nova reunião, o conclave escolheu Karol Wojtyła para o papado.
João Paulo II atraiu milhões de fiéis para a igreja, principalmente os jovens. Ele viajou por muitos países e foi aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX. Sua morte aconteceu em 2007, após 27 anos de pontificado.
Sobre o Papa João XXIII
O Papa João XXIII nasceu na Itália no ano de 1881, sendo que o seu nome de nascimento era Angelo Giuseppe Roncalli. Ele teve uma vida sacerdotal admirável e também se tornou doutor em Teologia.
A eleição de João XXIII como papa aconteceu em 1958. Ao longo do seu pontificado, ele procurou trabalhar com o espírito de tolerância e de ecumenismo. O santíssimo ganhou o título de o “Papa bom”, principalmente por causa da simpatia, dos sorrisos e da bondade.
O papado de João XXIII chegou ao fim em 1963, com a sua morte.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.