Como desativar o pagamento por aproximação do Santander

O pagamento por aproximação do Santander já é uma realidade para todos os seus clientes. Essa função é realizada através da tecnologia NFC, que permite que pagamentos com o cartão sejam feitos apenas por proximidade.

Mesmo com toda praticidade que esse método consegue proporcionar, muitos usuários ainda carregam dúvidas e preferem pagamentos de modo tradicional. Para essas pessoas, é possível desabilitar o pagamento por aproximação do Santander. Confira a seguir.

O que é o pagamento por aproximação Santander?

O pagamento por aproximação Santander é um procedimento de pagamento por cartão onde o usuário não precisa colocá-lo na máquina e inserir senhas, como é no método tradicional. Isso é possível devido à tecnologia NFC, a famosa comunicação por proximidade.

O que é o pagamento por aproximação Santander
Fonte/Reprodução: original

Esse método se popularizou ainda mais durante a pandemia, onde era importante evitar superfícies muito utilizadas por pessoas. Desse modo, a compra é autorizada apenas com a aproximação do cartão na máquina de pagamentos, sem que aconteça nenhum toque do cliente.

Ao pagar qualquer compra por NFC, o cliente não precisa digitar a senha do cartão ou realizar qualquer confirmação manual. Tudo é feito de maneira automática e em alguns minutos. O recurso está disponível também para pagamentos sem o cartão, ou seja, com a manuseio de aparelhos como celulares, pulseiras e smartwatch.

Como ativar o pagamento por aproximação Santander?

No Santander, a tecnologia por aproximação está disponível aos seus clientes e usuários, principalmente os novos cartões emitidos todos os meses. Apenas cartões mais antigos não estão habilitados para esse tipo de pagamento. O que é possível mudar com o pedido de uma nova emissão ao banco.

Para aqueles que já estão com cartões habilitados, a ativação do pagamento por aproximação é feita de maneira automática no momento que o cartão é desbloqueado por seu usuário. Essa nova tecnologia comporta pagamentos por crédito e também débito.

Tipos de pagamento por aproximação do Santander

Para realizar o pagamento por aproximação do Santander o cartão não é sempre necessário. Pode-se efetuar o pagamento com apenas o celular ou dispositivo de tecnologia vestida, relógios e pulseiras capazes de processar pagamentos. Nesse caso, basta aproximar o dispositivo escolhido na máquina de cartão, assim como ocorre com o cartão.

Como desativar o pagamento por aproximação do Santander?

Mesmo com suas vantagens, o pagamento por aproximação do Santander não é a preferência de todos os usuários. Muitas pessoas ainda preferem utilizar o cartão do modo tradicional. Para esses casos, é possível desabilitar a tecnologia dos métodos de pagamento do cartão, basta seguir o procedimento a seguir:

  • Faça o login do app Santander;
  • Procure pela aba ‘’Meus cartões’’;
  • Escolha por ‘’Gerir Utilização’’;
  • Desative o método de pagamento por aproximação do Santander.

Não se preocupe pois o método pode ser revertido, para isso é só seguir os mesmos passos e optar pela ativação do pagamento por contato. Aos que preferem contato por telefone, o Santander também realiza o procedimento pelo número 4004-3535.

Quais vantagens do pagamento por aproximação do Santander?

Entre as vantagens do pagamento por aproximação Santander podemos citar que o contato físico é mínimo. Não é preciso tocar nos botões da maquininha, local com contato direto com milhares de pessoas por dia, acumulando bactérias.

Quais vantagens do pagamento por aproximação do Santander
Fonte/Reprodução: original

Outra vantagem é o método rápido e prático de pagamento. Qualquer transação é finalizada em poucos segundos, sem a necessidade de senhas ou confirmações. Com pagamentos rápidos, há a diminuição de filas nos estabelecimentos. Além disso, a tecnologia é gratuita para todos os usuários, sem pagamento de taxas para sua utilização.

Qual a segurança do pagamento por aproximação do Santander?

Para todos os clientes Santander, a tecnologia de pagamento por aproximação é segura. Algumas pessoas ficam preocupadas pelo fato de não precisar da senha durante os pagamentos, porém toda transação recebe um código que evita vazamento de dados e golpes. Além disso, não é possível passar valores altos sem a confirmação de uma senha.

Para que a segurança seja ainda mais eficiente, em caso de roubos ou perdas, basta contatar o Santander imediatamente e realizar o bloqueio do cartão pelo app. Assim, a tecnologia não será usada por ninguém que esteja com a posse do cartão.

O Santander oferece suporte aos seus clientes para todos os serviços, inclusive a tecnologia por aproximação. Por isso, em caso de dúvidas ou problemas, é possível atendimento rápido por sua central de atendimento e agência mais próxima.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.