O Pan-Americano de Guadalajara 2011, que começa nesta sexta-feira (14), é um dos eventos mais baratos já realizados, segundo cálculos do governo local. Acredita-se que isso só foi possível graças ao eficiente investimento. O gasto total estimado é de 1,343 bilhão de dólares, incluindo investimentos públicos e privados. A quantia é menor comparada ao Pan-Americano do Rio de Janeiro que aconteceu em 2007, no qual a cifra atingiu 1,9 bilhão de dólares.
Os dados foram emitidos através de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos sobre Esporte, Cultura e Sociedade (Indecus) do Governo de Jalisco no México, que incluiu também valores das edições dos Jogos Olímpicos.
Os investimentos privados se destacam perante aos estatais nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara: a cada 1 milhão de dólares aplicado pelo governo local, 3 milhões de dólares foram injetados por empresas.
As ações de marketing contribuíram em muito para a realização do Pan deste ano. As empresas criaram diversas delas, como almofadas decorativas e produtos de vestuário, além de chinelos, canecas, chicletes e chocolates. Mais de 30 companhias contribuíram para que o evento desse certo.
A publicidade também é responsável por arrecadar uma boa quantia de dinheiro para a realização do Pan. Guadalajara já arrecadou 70 milhões de dólares em patrocínios e direitos de televisão, enquanto o Rio de Janeiro em 2007 chegou a apenas 40 milhões de dólares. Tais dados foram divulgados por Horacio de La Vega, diretor comercial do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos, em entrevista à CNN México.
A XVI edição dos Jogos Pan-Americanos acontece na quinta cidade mais populosa do México, Guadalajara, e está previsto para acontecer entre os dias 14 e 30 de outubro. Cerca de 5.700 atletas de 42 países disputam os jogos. Das 36 modalidades esportivas, 15 irão classificar os vencedores para disputar as Olimpíadas de 2012 em Londres.
Investimento total e a relação do PIB do país anfitrião:
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.