A parafimose se caracteriza pela retração e compressão da pele do prepúcio sobre o corpo do pênis. Esse problema causa dor intensa e pode comprometer saúde do órgão genital masculino. Trata-se de uma situação grave e que exige tratamento o mais rápido possível. Saiba mais sobre o assunto e veja como tratar a parafimose.
Sintomas da parafimose
Dentre os sintomas apresentados pela parafimose estão:
- Inchaço da glande;
- Dor na região;
- Cor arroxeada na ponta do órgão sexual masculino causado pela ausência de fluxo sanguíneo;
- Impossibilidade de voltar o prepúcio, já que ele fica preso no corpo do pênis.
Veja também as principais duvidas sobre a fimose
Causas da parafimose
A parafimose pode ser causada pelo acúmulo de secreções no órgão sexual masculino devido a fatores como:
- Má higiene;
- Traumatismo direto durante o contato íntimo;
- Colocação de um piercing genital;
- Uso de algália;
- Pessoas que já sofreram um quadro de parafimose.
Tratamento para parafimose
O tratamento para parafimose é feito através da colocação do prepúcio de volta à sua posição normal de forma manual, geralmente sob o efeito da anestesia. Para os casos mais graves, em que não é possível colocar manualmente, é feita uma intervenção cirúrgica, chamada de plastia prepucial. Após ter solucionado o problema, é indicado realizar uma circuncisão.
O tratamento deve ser feito com urgência. Se o atendimento não for rápido, a glande pode começar a ficar roxa por causa da compressão e diminuição do fluxo sanguíneo para o órgão genital, podendo levar à lesões permanentes e graves.
Prevenção da parafimose
A parafimose pode ser prevenida recolocando, cuidadosamente, o prepúcio em sua posição normal todas as vezes que ele sair do lugar. Se houver recidivas do problema, a circuncisão precisa ser realizada para impedir graves consequências ao órgão. Além disso, é necessário ter uma boa higiene para evitar o acúmulo de secreções que facilitem a aderência do prepúcio.
Veja também o que significa circuncisão
A parafimose é um problema que acomete o órgão genital masculino, causando retração do prepúcio e fazendo com que a pele fique aderida ao corpo do pênis. O problema deve ser tratado para evitar complicações graves. Portanto, siga as dicas para evitar a ocorrência da parafimose ou procure o médio especialista para avaliar o caso e realizar o tratamento efetivo.
2 Comentários
Olá.
Tive que fazer uma recolocação do meu prepúcio para a frente, pois tive uma parafimose, é comum o pênis fica roxo após o procedimento? E quantos dias fica assim?
Como lidar com minha parafimose?