Nos dias atuais, incontestavelmente o parto se tornou um tabu entre as mulheres. Muitas, preocupadas com os detalhes do procedimento, preferem dar à luz em um centro cirúrgico, ao passo que outras mais tradicionais optam por terem seus bebês na tranquilidade de suas casas. Seja qual for a sua escolha, é importante ressaltar a importância dos cuidados e preparação neste momento especial. Por isso, saiba o que é o parto humanizado e faça as melhores escolhas nesta ocasião tão unica:
O que é o parto humanizado?
Muitos definem o parto humanizado como o parto normal propriamente dito, porém, a significação deste termo vai muito além disso. O parto humanizado é todo e qualquer procedimento que ocorra de acordo com a vontade da mulher e principalmente com suas condições fisiológicas, primando acima de tudo por sua saúde e bem-estar como também do bebê. Isso significa que nem todo parto normal é humanizado, como também nem toda cesariana.
Segundo dados da OMS, em 61,6% dos casos as mulheres recorrem ao SUS para fazerem partos normais, índice este que é o reverso do recomendado pela Organização Mundial da Saúde. A vantagem é que com o parto normal não há necessidade de anestesias, cirurgias e recuperação, de modo que a mulher pode voltar às suas atividades normais após dar à luz. Todavia, é fundamental ter um acompanhamento médico neste processo, pois em situações de risco a cesariana ainda é a melhor opção.
Conheça os diferentes tipos de parto.
Benefícios do parto humanizado
Além de respeitar a vontade da mulher e da família, os benefícios do parto humanizado são incontáveis. A mamãe poderá definir a forma que deseja dar á luz ao seu filho e protagonizar o nascimento de seu bebê.
No caso da escolha se dar através do parto normal, a grande vantagem é que a mulher não precisa despender de muito tempo para se recuperar, podendo voltar às suas atividades normais logo após dar a luz, o que é o desejo da grande maioria. Entretanto cada mulher tem suas peculiaridades, de modo que é necessário conhecer previamente o melhor procedimento para a sua e para a saúde da criança.
Veja quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo de parto.
O parto e a rede pública de saúde
Sem sombra de dúvidas o problema da saúde é evidente no Brasil, de modo que, as mamães muitas vezes se assustam com a possibilidade de uma cirurgia de grande porte, como é a cesariana. Para isto, a fim de reduzir as taxas de mortalidade, a Rede Cegonha custeia o CPN (Centro de Parto Normal), que é uma entidade formada por especialistas estudados no exterior com as mais relevantes técnicas para que as mamães protagonizem o seu próprio parto e sem dor.
Conheça algumas técnicas de respiração para o parto.
O Centro de Parto Normal funciona junto aos hospitais e oferece assessoria especializada a gratuita para humanizar os partos na rede pública, uma vez que o ato de “tornar humano” compete acima de tudo pela defesa e boa qualidade de vida, em seus mais abrangentes aspectos.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.